O Magalu informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023. A companhia registrou crescimento de vendas em todos os canais e aumentou sua participação no mercado brasileiro de e-commerce em 6,2 pontos percentuais, com o registro do maior marketshare na história. Entre janeiro e março, as vendas totais atingiram R$ 15,5 bilhões, 10% maior que no ano anterior. Desde 2020, o crescimento anual médio da companhia é de 27%.
Segundo Frederico Trajano, CEO do Magalu, “o grande destaque do período foi o marketplace, canal que é a grande alavanca de crescimento e rentabilidade da companhia. O que enxergamos como o futuro do negócio vem rapidamente tomando forma”.
Vendas online superaram as de lojas físicas
Neste trimestre, pela primeira vez as vendas do 3P superaram as realizadas pelas lojas físicas. Entre janeiro e março, as vendas do marketplace chegaram a R$ 4,4 bi, com crescimento de 19,4% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas do e-commerce total atingiram R$ 11,3 bi no período — avanço de 11,1% comparado a uma queda de 13,8% desse mercado, segundo dados da Neotrust. Nas lojas físicas, as vendas foram de R$ 4,2 bi, 7,5% acima do registrado no primeiro trimestre de 2022.
O crescimento das vendas, juntamente com o aumento da margem de contribuição do marketplace, contribuiu para o crescimento do EBITDA ajustado, que atingiu R$ 448 milhões nos três primeiros meses de 2023. Com isso, a margem EBITDA ajustada manteve-se praticamente estável, no patamar de 4,9%.
Marketplace Magalu
Com a evolução do processo de onboarding de sellers, houve um melhor aproveitamento das safras de parceiros conectados. Entre janeiro e março, 21 mil novos varejistas foram captados e conectados à plataforma do Magalu. Além disso, houve um aumento de 50% no volume de sellers que vendem todos os dias por meio do marketplace da empresa. Com a ampliação do número de vendedores, cresce também a adesão aos serviços de valor agregado, como o Magalu Entregas, Magalu Ads e a Fintech Magalu. Esses serviços são fundamentais para o aumento da taxa média de comissão e da lucratividade da operação.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/magalu-registra-r-155-bi-em-vendas-no-primeiro-tri-destaque-foi-para-operacao-do-marketplace