A gestão do trabalho em logística demanda atenção, pois a falta de eficiência pode impactar na satisfação do consumidor final. Uma vez que a maioria dos clientes deixa de efetuar novas compras se a experiência não for satisfatória, a escolha de fornecedores e parceiros logísticos deve ser cuidadosa e assertiva. Mas como fazer isso da melhor forma?
É preciso avaliar cada empresa, buscando entender melhor suas propostas e serviços, comparando com as demandas que você precisa em relação a comprometimento, capacidade, prazos etc. Ao iniciar pesquisa sobre parceiros adequados, é importante se atentar ao histórico. Pesquise sobre a atuação da empresa no mercado.
O histórico é importante também quando se avalia a evolução da empresa, frente às modernizações. Portanto, busque saber sobre os investimentos feitos em especialização e capacitação, identificando as que mais trazem benefícios ao seu negócio. Também importante buscar entender qual o percentual de reclamações, já que o número absoluto nem sempre representa um problema expressivo.
Outro ponto a ser considerado é a clientela. Observe quais são as empresas que fazem parceria com determinado fornecedor e avalie ainda por quanto tempo ela existe. Os dados positivos indicam o bom serviço prestado e a satisfação do contratante.
Olhar a trajetória não significa que não deva dar chances para novas empresas, principalmente quando se trata de parceiros com soluções tecnológicas e mais inovadoras. O indicado, nesse caso, é iniciar a parceria em menores proporções e ir avaliando o desempenho durante o processo.
Preste atenção ainda na adaptabilidade e como os acordos podem ser ajustados. É possível fazer alterações nos pedidos? Qual o custo que a operação vai demandar? O procedimento é dificultado? A flexibilidade pode ajudar a responder com agilidade a algumas demandas emergenciais dos clientes, criando soluções para crises de estoque.
Considere que a oferta de soluções modulares é uma vantagem que impacta diretamente na expansão de negócios. Isso porque, desta forma, empresa e parceiros conseguem pensar em novas alternativas, de acordo com a necessidade do momento e com a demanda de cada cliente.
A capilaridade na escolha é importante para que se tenha tranquilidade na ampliação do alcance da sua loja virtual. Na prática, o ideal é listar todas as informações em uma planilha, para poder comparar uma empresa parceira com a outra e tomar a melhor decisão. Assim, também é possível criar um cadastro de fornecedores e parceiros, para auxiliar na decisão. Garanta que os dados estejam sempre seguros e com fácil acesso da equipe.
E lembre-se: ainda que a comparação de custos seja importante, é essencial avaliar os benefícios. Afinal, o parceiro logístico pode fazer toda a diferença no relacionamento com seus clientes.