E-commerce fatura R$ 6,92 bilhões nos primeiros 15 dias de Black November, mostra Neotrust

Segundo dados do painel Black Friday Hora a Hora da Neotrust, as compras online no país registraram um faturamento de R$ 6,92 bilhões nos primeiros 15 dias do mês de novembro. Trata-se de uma queda de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022, mas um aumento do ticket médio de 8%.

Em 2022, o e-commerce faturou no período a marca de R$ 7,42 bilhões. Já o ticket médio na primeira quinzena de novembro de 2022, que foi de R$ 390, aumentou para R$ 421.

Nos primeiros 15 dias de Black November foram realizados 16,4 milhões de pedidos, indicando queda de 13,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 19 milhões. Para este ano, inclusive, a pesquisadora estima um aumento de 12,6% nas vendas.

Crescimento nas vendas do setor de ar e ventilação

Ao comparar o faturamento no início de novembro de 2022 e 2023, algumas categorias se destacam. A categoria Ar e Ventilação registrou um impressionante aumento de 170%, impulsionada pela onda de calor.

Além disso, houve crescimento nas categorias de Saúde (23,8%), Eletrodomésticos (12,1%), e Beleza e Perfumaria (1,5%). Por outro lado, a categoria de Telefonia apresentou uma queda de 31,7%, indicando uma possível estratégia dos consumidores de adiar a compra de celulares para mais perto da Black Friday.

Descontos reais

De acordo com o levantamento, os descontos nessa primeira semana de fato existem. No entanto, sua disposição varia de acordo com a categoria. Isso porque 34,4% dos produtos apresentam descontos em relação aos preços de setembro de 2023, enquanto 24,2% tiveram aumento.

“Em nossa avaliação, comparamos os preços médios de produtos em setembro de 2023 com os preços nos primeiros 15 dias de novembro de 2023. A categoria Telefonia destaca-se, com 46,9% dos produtos com preços reduzidos, seguida pela categoria Móveis, com 44,6%. Por outro lado, a categoria Ar e Ventilação notou um aumento nos preços de 64% dos produtos”, afirmou o head de vendas da Neotrust, Luis Otavio Cambraia.

Descontos de 20% a 80% na primeira quinzena de novembro

Ao focar nos produtos com redução de preço, ocorreram as diminuições em quatro grupos. São eles:

– 71,5% dos descontos abaixo de 20%;

– 22,3% variam entre 20%-40%;

– 5,3% entre 40%-60%;

– e 0,9% acima de 80%.

Categorias como Moda e Acessórios, Pet Shop e Saúde apresentam os destaques nesse cenário.

 

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