A retrospectiva anual revela o impacto cultural e social da plataforma, enquanto a empresa se prepara para transformar o cenário digital com avanços em inteligência artificial, pagamentos peer-to-peer e aprimoramentos significativos em vídeo e publicidade.
À medida que um ano se encerra e outro se inicia, surge a observação de como as redes sociais desempenham uma narrativa no cotidiano de pessoas físicas e marcas. Em um cenário digital em constante evolução, a plataforma X (antigo Twitter), não apenas testemunhou, mas também moldou as experiências compartilhadas de milhões de usuários ao redor do mundo ao longo de 2023. Agora, apresenta as novidades que planeja para 2024. A retrospectiva anual promovida pela rede social não apenas lança luz sobre suas inovações, mas também oferece uma visão abrangente do impacto cultural e social que a plataforma exerceu.
Ao refletir sobre o ano que se encerrou, somos convidados a revisitar os eventos, conquistas e desafios que ecoaram através das conexões digitais proporcionadas pela plataforma X. Entre eles, foi completado, em outubro, um ano da aquisição da plataforma pelo empresário Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX. A retrospectiva mostrou ainda a duplicação das Notas da Comunidade, com o melhorar a precisão e o equilíbrio das informações que as pessoas recebem no X. Atualmente, são mais de 320 mil colaboradores em 65 países e, desde dezembro, as Notas foram visualizadas mais de 50 milhões de vezes por dia, em média.
Um recurso com chamada de áudio de vídeo também foi lançado pela plataforma, bem como o X Hiring, com 750 mil empregos ativos agora disponíveis no X em apenas seis meses. Produtos como o Spaces foram melhorados com atualizações de infraestrutura que geraram quase 30 milhões de conversas diferentes no ano passado.
Aconteceu ainda o investimento em inteligência artificial (IA) com a criação do Grok, um novo assistente de pesquisa de IA, desenvolvido pela xAI. Houve ainda o investimento em criadores de conteúdo, para possibilitar mais oportunidades econômicas. Já a publicidade se tornou mais relevante ao aproximar os algoritmos orgânicos dos anúncios. Com isso, foi notado um aumento de 22% nos engajamentos publicitários.
O vídeo passou a ser prioridade na plataforma e uma nova superfície, o Vídeo Imersivo, foi lançada. A novidade já conta com mais de 100 milhões de usuários, predominantemente da Geração Z, o público que mais cresce na rede social. Além disso, os uploads desse formato de conteúdo mais longo foram habilitados. Só em dezembro, as pessoas assistiram a 130 anos de vídeos de 30 minutos ou mais.
X alcança crescimento em vídeo e publicidade
Um aumento significativo de usuários está participando ativamente na visualização e publicação de vídeos na plataforma X, impulsionando assim a expansão acelerada desta plataforma. X, atualmente, se consolida como uma plataforma de destaque no universo do vídeo, sendo que mais de 80% das sessões de usuário estão agora associadas à experiência de vídeo. Observou-se um incremento notável nas visualizações, registrando um aumento de quase 30% ano após ano.
Outro dado relevante é que mais de 100 milhões de pessoas consomem vídeos na vertical diariamente no X. Nesse cenário, os anunciantes têm agora a oportunidade de se conectar eficazmente com os usuários, aproveitando as mais avançadas proteções de segurançade marca do setor.
A partir de 1º de fevereiro de 2024, a X ampliará o acesso ao seu bem-sucedido piloto de inventário, em parceria com a Integral Ad Science (IAS), uma plataforma global líder em medição e otimização de mídia, estendendo esta oportunidade a todos os anunciantes dos Estados Unidos. Sob essa colaboração, a IAS assume a responsabilidade de classificar todas as adjacências de anúncios de vídeo vertical, garantindo segurança e alinhamento com a estrutura GARM (Global Alliance for Responsible Media).
A solução proporciona aos anunciantes participantes um controle absoluto sobre a exibição exclusiva de seus anúncios no feed de vídeo vertical do X. Os resultados em termos de segurança e alinhamento de marca obtidos durante o período piloto motivam a expansão desta solução para um número ainda maior de anunciantes. Complementando a parceria com a IAS, a X também investiu na sua equipe de segurança de marca, realizando novas contratações, incluindo um gerente de parceiros e um gerente de operações, com planos de continuidade na expansão da equipe ao longo do primeiro trimestre.
“Estamos entusiasmados com o nosso progresso em segurança e adequação, e os anunciantes continuam a adotar a inovação de recursos que introduzimos para lhes dar mais controle. Os clientes adotaram rapidamente nossos controles de adjacência baseados em palavras-chave e autores personalizáveis para a linha do tempo inicial do X, que evitam a colocação de anúncios entre termos ou contas específicas identificadas pelo anunciante. Também temos observado um interesse crescente em nossas configurações de sensibilidade simples e de alto nível. Os anunciantes que usam esses produtos continuam a observar fortes métricas de segurança e adequação, conforme medido por nossas integrações com terceiros”, diz a nota publicada no blog oficial da rede social.
Após inovações em 2023, X lança novidades para 2024
Em 2024, algumas áreas da plataforma X apresentarão novidades aos usuários além das inovações de 2023. A empresa concentrará seus esforços em diversas áreas, buscando aprimorar a experiência para seus parceiros de negócios. Sob uma abordagem centrada na terceira pessoa e formato jornalístico, sendo os principais focos:
- Potencialização da experiência do usuário e publicidade X com inteligência artificial: a empresa está direcionando seus esforços para aprimorar a experiência do usuário e otimizar a publicidade X por meio da implementação da Inteligência Artificial. Essa iniciativa abrange desde melhorias na pesquisa até a elevação do nível de compreensão do cliente, promovendo avanços significativos nesses aspectos.
- Lançamento de pagamentos peer-to-peer e ampliação de oportunidades comerciais: em busca de oferecer mais utilidade aos usuários e criar novas oportunidades comerciais, será anunciado o lançamento de pagamentos peer-to-peer. Além disso, destaca-se a proposta de consolidar a experiência do usuário em um único local, com maior praticidade e versatilidade nas transações.
- Aprimoramento do recurso ver postagens semelhantes com tecnologia xAI: o compromisso da empresa em fornecer conteúdo relevante e importante é reforçado pelo aprimoramento contínuo do recurso Ver Postagens Semelhantes, impulsionado pela tecnologia xAI. A próxima inovação, Ver Postagens Dissimilares, permitirá aos usuários explorarem conteúdos alinhados com seus interesses.
- Investimento em criadores e parcerias de conteúdo: a empresa mantém seu compromisso de investir em criadores e parcerias de conteúdo que atraiam novos usuários e estimulem a publicidade.
- Fortalecimento da oferta de anúncios de funil completo: com foco nos pilares de vídeo, desempenho e segurança da marca, a empresa fortalecerá sua oferta de anúncios de funil completo, com uma experiência publicitária abrangente e segura para os usuários.
- Parcerias estratégicas para segurança de marca: será continuada a colaboração com líderes do setor, como a Integral Ad Science, com o foco em oferecer aos usuários recursos avançados e verificações de segurança de marca aprimoradas.
- Criação de mais conteúdo original e atração de talentos: como parte de seus planos para o futuro, a rede social está empenhada em criar mais conteúdo original e atrair talentos de destaque, visando enriquecer ainda mais a experiência dos usuários.
“X está definido para revolucionar 2024 com produtos e serviços inovadores que irão remodelar a forma como nos conectamos, comunicamos e transacionamos. Nossa dedicação inabalável às pessoas, parceiros e comunidades impulsiona nossa missão de melhorar e inovar, aventurando-nos com ousadia em território desconhecido, permanecendo em sintonia com as necessidades da nossa comunidade”, pontua a plataforma.
Fonte: “https://consumidormoderno.com.br/x-inovacoes-novidades/”