O aumento da procura por mercadorias chinesas, aliado à competitividade dos preços praticados pela China e à facilidade de acesso aos produtos provenientes do país asiático, são fatores que provavelmente manterão o crescimento das importações chinesas para o Brasil. Exatamente por essa realidade, Lincoln Fracari, CEO do Grupo China Link, contou as vantagens de ter um negócio movido pela importação.
Em sua palestra na Conferência MG 2024, o executivo contou que, na China, o comércio eletrônico representa uma expressiva parcela de 50% do varejo — evidencia, por exemplo, a robustez competitiva desse mercado, enquanto no Brasil essa proporção é de 13%.
“Nesse cenário, a diferenciação de trabalhar com importação de produtos vai além do simples aspecto de preço. A personalização e a capacidade de agregar valor aos produtos destacam-se como elementos cruciais, auxiliando empreendedores a não apenas sobreviver, mas também a se destacar no mercado”.
Características da importação de produtos
Ao optar pela importação, Fracari disse que há a eliminação de intermediários, o que resulta em margens de lucro mais amplas, entre outros benefícios. “A importação, muitas vezes associada ao fator preço, também pode ser uma estratégia eficaz para atrair clientes no âmbito B2B, mesmo que a margem de lucro seja reduzida”. Além disso, ele afirma que tal abordagem pode ser valiosa para conquistar clientes no mercado físico e na distribuição.
A complexidade da importação se revela em situações de escassez de produtos importados, o que pode impactar negativamente na cadeia logística. Por isso, é crucial que os varejistas tenham um controle preciso de toda a cadeia de fornecedores para evitar riscos no abastecimento de estoque.
Setores específicos, como o de construção, têm experimentado uma crescente demanda por importações, impulsionada pelo aumento das obras. Contudo, é preciso atenção ao possível aumento de preços nessa categoria. O mesmo cuidado se aplica ao abastecimento de produtos de vestuário, considerando o crescimento significativo em áreas como Bangladesh e Índia.
No segmento de importação de bebidas, existe um monopólio nos fabricantes de garrafas, por exemplo, o que torna vantajosa a busca por alternativas na China.
Personalização de importados
A personalização emerge como uma força moldadora do futuro do consumo, e na importação, esse benefício é evidente. “Há quem já importe produtos com adaptação de funções personalizadas. Esse processo pode ser facilitado, bastando fornecer as configurações aos fabricantes chineses, que ajustam de acordo com as necessidades específicas”.
Outro ponto de atenção, segundo o executivo, é entender que o tempo médio para a chegada de um produto importado ao país é de pelo menos 120 dias. “Quem pretende entrar nesse mercado deve levar em conta uma margem de segurança ao planejar suas operações de importação”, finaliza.