De que forma a ascensão dos aplicativos de entrega de comida, como Uber Eats e Ifood, têm impactado os grandes players do mercado no setor de alimentação? Não à toa a Pizza Hut tem sentido os efeitos dessa crescimento e anunciou uma estratégia um tanto quanto ousada: fechar 500 das suas quase 7.500 unidades nos Estados Unidos.
O objeto da empresa é focar nos serviços de delivery. De acordo com informações da Today, a ideia é encerrar as operações das lojas que tiveram um desempenho abaixo do esperado no último trimestre. Além disso, essa transição deve acontecer sucessivamente nos próximos dois anos.
“A Pizza Hut continua a desenvolver planos de ação sob medida para seus maiores mercados dine-in, enquanto ao mesmo tempo está transformando a marca para mirar em uma estratégia mais focada nos serviços externos”, afirmou Greg Creed, CEO da Yum! Brands, dona da Pizza Hut.
Além da gigante de pizzas, que dominou o mercado no segmento durante muito tempo, outras empresas do mesmo grupo como Dine Equity e IHOP fecharam suas unidades nos EUA. A primeira anunciou o fim de cerca de 135 lojas e a segunda de 25.
O crescimento dos Apps. E agora?
O movimento promete crescer gradativamente no planeta. Para se ter ideia, a Rappi, que ficou popularmente conhecida por entregar qualquer coisa na casa do usuário, recebeu em abril um aporte de 1 bilhão do grupo japonês Softbank e passou a somar valor de mercado de 1,4 bilhões.
A colombiana, além da espanhola Glovo e da brasileira Loggi foram protagonistas de megarodadas de investimentos nos últimos meses que juntas somam 100 milhões de dólares. Apenas em 2018 o mercado de aplicativos de faturou mais de 10 bilhões de reais. No mesmo período o ecommerce registrou 59,9 bilhões de faturamento.
Fonte: portal no varejo