Frete grátis é o principal motivador dos serviços de assinatura, mostra pesquisa da Amazon

Durante o evento “Have a Prime Day!”, a Amazon Brasil apresentou uma pesquisa da NielsenIQ para entender as motivações, hábitos e expectativas dos consumidores em relação aos serviços de assinatura. O levantamento apontou, por exemplo, que o frete grátis é o principal atrativo para a assinatura de um serviço prime ou premium, sendo mencionado por 74% dos entrevistados como o principal motivo — para 48%, é o benefício mais valorizado.

A apresentação de Roberta Zanini, líder de CMI Brasil da NielsenIQ, ocorreu logo após a ação de reforço logístico da Amazon para a quinta edição do Prime Day, que este ano terá a duração de 6 dias. Uma das descobertas foi que 45% da população brasileira atualmente assina algum tipo de serviço nessa categoria. Há ainda outros pontos decisores para ter uma assinatura na opinião dos entrevistados, que são:

  • Descontos exclusivos também (62%);
  • Facilidade de pagamento com pontos ou descontos (51%);
  • Acesso a benefícios exclusivos para uso contínuo do serviço (50%).

A pesquisa entrevistou mais de mil pessoas de todas as regiões do Brasil e destacou os setores de streaming e varejo como os mais atraentes para assinaturas. Cerca de 80% dos entrevistados assinam algum serviço de streaming, enquanto 77% já assinam ou consideram assinar um serviço prime ou premium no setor de e-commerce.

Compreensão dos benefícios de assinatura

Um dos pontos apresentados foi que 75% dos assinantes estão plenamente cientes dos benefícios inclusos em seus planos. Tanto que, dos consumidores assinantes, 59% aproveitam ativamente todas as vantagens oferecidas pelas plataformas de e-commerce.

A atenção às necessidades do público (traduzida em atendimento prioritário e serviços dedicados), resulta em alta fidelidade. Afinal, 80% dos entrevistados afirmam que esse é um atributo decisivo para construir confiança e garantir lealdade a uma empresa.

Além disso, 78% dos respondentes assinam serviços premium ou prime visando atender às necessidades de suas famílias, e 69% pensam nos benefícios próprios.

Valorização dos serviços de assinatura

Interessante saber que o consumidor brasileiro valoriza bastante os benefícios dos serviços prime ou premium. Como já mencionado, a entrega gratuita recebe uma atenção especial, seguida pelos programas de fidelidade e atendimento ao cliente 24/7.

Por fim, a pesquisa destacou que a popularização dos serviços prime no Brasil não é apenas um reflexo do desejo por exclusividade, mas também por conveniência e vantagens superiores. Embora esses serviços ainda sejam mais comuns entre as classes sociais mais altas, a classe C já apresenta uma incidência significativa de assinaturas.

Amazon Prime Day 2024

A apresentação do material ocorreu em um momento estratégico, marcando a chegada do Prime Day 2024, o maior evento de ofertas da Amazon, que ocorrerá entre 16 e 21 de julho, estendido para seis dias pela primeira vez no Brasil. Para o evento, aliás, o marketplace irá contratar 4 mil funcionários temporários para otimizar a alta demanda no período.

Com frete grátis para membros Prime em produtos elegíveis, o evento proverá uma série de benefícios, como: dezenas de milhares de ofertas no site e app Amazon Shopping, cupons exclusivos liberados diariamente, entre outros.

Fonte: “Frete grátis é o principal motivador dos serviços de assinatura, mostra pesquisa da Amazon – E-Commerce Brasil (ecommercebrasil.com.br)

 

Download

Deixe um comentário