Magazine Luiza retorna ao lucro no 2º trimestre e já prevê crescimento

Varejista reverte prejuízo de R$ 301,7 milhões registrado no mesmo período do ano passado

O Magazine Luiza registrou lucro líquido de R$ 23,6 milhões no segundo trimestre, revertendo prejuízo de R$ 301,7 milhões registrado no mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados na noite desta quinta-feira (8).

Em termos ajustados, o lucro líquido da varejista somou R$ 37,4 milhões no período, também uma reversão do prejuízo de R$ 198,8 milhões apurado um ano antes.

A medida do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da companhia somou R$ 710,7 milhões, alta de 61,6% no confronto anual. Sem ajustes, o Ebitda saltou 130,7% na mesma base, para R$ 655 milhões.

Para o presidente-executivo, Frederico Trajano, o aumento do Ebitda ajustado do Magazine Luiza vai permitir à companhia retomar o crescimento a partir deste segundo semestre. “A expansão da margem do Magalu dá conforto para pensarmos em retorno ao crescimento”, disse. “Não queremos que a margem de 7,9% abaixe”, acrescentou o executivo.

Para Pedro Serra, da Ativa Research, a melhor diluição nas despesas financeiras da companhia refletiu-se em avanços no lucro líquido.

Vendas aumentam
No quesito operacional, as vendas totais da companhia, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e marketplace, cresceram 4,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 15,4 bilhões.

A empresa atribuiu o desempenho ao aumento de 0,9% nas vendas totais no comércio eletrônico. Além disso, também destaca o crescimento de 14,2% nas lojas físicas, com forte ganho de participação de mercado.

O Magazine Luiza terminou o trimestre passado com 1.246 lojas, um saldo negativo de 57 lojas na comparação com os meses de abril a junho de 2023.

Na visão de Serra, da Ativa, as lojas físicas apresentaram um melhor desempenho nas vendas, enquanto o e-commerce ainda sofre com a alta competição. “No entanto, enxergamos a qualidade desse avanço negativa, com o melhor desempenho vindo em serviços, enquanto a venda de mercadorias segue pressionada pela competitividade”, diz.

Fonte: “https://forbes.com.br/forbes-money/2024/08/magazine-luiza-retorna-ao-lucro-no-2o-trimestre-e-ja-preve-crescimento/”

 

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