Apesar da inflação, de um mercado de ações volátil, cadeias de suprimentos frágeis e incerteza econômica geral, o ecommerce vê um futuro promissor — embora, claro, nem todas as marcas sairão vencedoras.
Essa é a mensagem de um novo relatório, “2024 State of the Ecommerce Industry” (Estado da Indústria de Ecommerce 2024), da plataforma de automação de marketing Klaviyo. Os dados do relatório são baseados em pesquisas com mais de 1.400 marcas de e-commerce de médio e grande porte e 800 consumidores. As marcas estão prevendo crescimento, e os consumidores antecipam um aumento nos gastos.
Marcas e consumidores nem sempre estão alinhados. A mensagem principal é consistentemente transmitida pelos dois grupos entrevistados no relatório. No entanto, existem desconexões. As marcas entendem que conversões podem ser impulsionadas por descontos e promoções, mas os consumidores estão interessados em mais do que apenas preços.
Cinquenta por cento das marcas oferecem programas de fidelidade e 48% têm aplicativos móveis; mas 86% dos consumidores usam os primeiros, e 84% os segundos, quando conseguem encontrá-los. Apenas 60% das marcas postam avaliações de produtos, mas 79% dos consumidores as leem.
Por outro lado, as marcas oferecem coisas pelas quais os consumidores não parecem se importar muito. Cinquenta e um por cento têm compras via live shopping; apenas 18% dos consumidores aproveitam. Trinta e seis por cento têm experiências de compra com AR/VR; apenas 15% dos consumidores se importam.
O gap de influência. As marcas também precisam estar cientes de que podem estar investindo em canais com pouca influência sobre seus compradores (e vice-versa). Trinta e um por cento das marcas se preocupam com busca paga/orgânica; 58% dos consumidores dizem que isso influencia suas decisões de compra. Há um “gap de influência” de 27% em relação à publicidade em broadcast e ao marketing de eventos; baixo investimento pelas marcas, mas grande influência para os consumidores.
Adaptar-se vale a pena. Oferecer aos consumidores os descontos que valorizam não está prejudicando os lucros, de acordo com esta pesquisa. Cinquenta e nove por cento das marcas aumentaram os descontos no último ano (57% também aumentaram os preços) e 54% experimentaram custos mais altos. No entanto, 67% viram lucros maiores e 64% margens mais altas.
Fonte: “https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/marcas-e-consumidores-veem-tendencias-de-gastos-positivas-no-e-commerce-em-novo-estudo”