Até alguns anos atrás, comprar da China por meio das plataformas de comércio eletrônico era contraindicado aos ansiosos. Exigia paciência e alguma dose de sorte. A espera para receber o produto durava de dois a quatro meses e ainda havia o risco de o pedido ficar preso na alfândega ou até ser barrado e devolvido ao país de origem.
Nos últimos dois anos, porém, a vida do consumidor de importados online mudou muito. Se você acha que suas compras na Shein, na Shopee, na Aliexpress ou na Temu têm chegado bem mais rápido, não é só impressão. O prazo médio de entrega caiu mesmo. Algumas compras já alcançam as mãos do comprador de um dia para o outro. E aquelas que demoram mais são enviadas em até três semanas.
E não são apenas as asiáticas: algumas grandes empresas brasileiras, como a Magalu, estão tirando proveito dessa onda chinesa por meio de parcerias.
Mas o que aconteceu para ter ocorrido uma transformação tão radical na experiência de compra dessas plataformas? Houve uma verdadeira revolução logística.
As plataformas dobraram os embarques tanto marítimos quanto aéreos para o país nos últimos dois anos. E a previsão é que a quantidade de voos com mercadorias triplique novamente até 2026. Além disso, com uma maior frequência, o custo do frete diminuiu.
Hoje decola da China praticamente um avião por dia útil com mercadorias para o Brasil. Em média, já são quatro voos semanais, que trazem cerca de 400 toneladas de produtos, afirma Marcio Chaer, diretor de logística da Magalu e da empresa de logística do grupo, a Magalog. “O cross-border [comércio transfronteiriço] é uma realidade cada vez maior.”
Os sites asiáticos também estão colocando os dois pés no mercado nacional. Algumas plataformas como a chinesa Shein e a Shopee, de Cingapura, inauguraram operações locais. Os empresas têm implementado estruturas logísticas próprias com redes de galpões e serviços de entrega no Brasil.
“A logística deixou de ser uma commodity para se tornar um diferencial competitivo”, afirma Cesar Borges, diretor dessa área na Shein para a América do Sul. Baseada nessa percepção, a varejista chinesa estabeleceu como prioridade no Brasil construir uma infraestrutura capaz de absorver qualquer crescimento de atividade nas compras locais.
Fonte: “https://investnews.com.br/negocios/shein-shopee-aliexpress-e-temu-aceleram-entregas-e-avancam-sobre-varejistas-brasileiras/”