Em tempos de mudanças constantes, muitas empresas buscam produtividade nas suas operações para alavancar rentabilidade, crescimento e o melhor uso dos recursos. Muitas vezes sou indagada com algumas questões: como desenvolver uma área de trade marketing mais estratégica? Como focar os recursos em atividades que agreguem valor? Como otimizar o trabalho operacional para ser mais rápido e eficiente? Como implementar plano de ação?
Este artigo traz uma reflexão realizada depois de conversar com algumas empresas de tecnologia que visam aprimorar as atividades de trade marketing. Nesta jornada, pude ver que muitos processos podem ser otimizados pelas plataformas digitais.
Dentre os serviços, encontrei soluções que integram metas das equipes de vendas e merchandising, acompanhamento de incentivos em tempo real, monitoramento de métricas de negócio e de execução com dashboards e plano de ação, divulgação e atualização de manuais de loja perfeita e mix ideal, gerenciamento e controle de investimentos de trade marketing, gestão de planos de clientes (JBP), implementação e controle de campanhas promocionais figitais, comunicação detalhada e atualizada dos ciclos comerciais, portais de informação e relacionamento para distribuidores e varejistas, programas de CRM, modelos preditivos, etc.
Enfim, uma infinidade de soluções que oferecem uma economia de tempo e recursos, otimizando os processos de planejamento, gestão, comunicação e controle.
São evidências da transformação digital no dia a dia de trade marketing, uma área que vive sobrecarregada com demandas de suas interfaces internas e externas à organização, pressionada pelo tempo e por resultados de curto prazo. Muitos softwares ainda oferecem parte dessas soluções, porém já existem algumas empresas que objetivam integrar digitalmente muitas funcionalidades em uma só plataforma.
O futuro do trade marketing já chegou. Basta explorar os hubs de inovação e startups para ver que há remédios para muitas “dores” do trade marketing. Porém nem tudo são flores neste caminho digital, pois para implementar essas soluções existe uma palavra mágica denominada “processo”, sobre a qual venho falando e construindo há muitos anos em minha experiência.
Sem processos estruturados, a transformação digital das atividades chave de trade marketing fica muito difícil. Invista tempo de seu time no desenvolvimento dos processos e mergulhe com segurança na transformação digital.
Fonte : portal no varejo