A experiência Amazon de ser um cliente Prime

Amazon Brasil se prepara para um dos principais eventos no varejo com experiência imersiva e expansão operacional de Centro de Distribuição.

A Amazon Brasil se encontra às vésperas de seu maior – ou um dos maiores – eventos anualmente: o Prime Day. Em 2024, a celebração dos assinantes do serviço premium da empresa será realizada ao longo de seis dias pela primeira vez, entre os dias 16 e 21 de julho. Ou seja, serão seis dias para o consumidor brasileiro aproveitar uma série de ofertas em mais de 30 categorias de produtos, além de frete grátis e outros benefícios que a assinatura garante.

Como explica Camila Nunes, CMO da Amazon Brasil, o Prime Day, celebrado pelo quinto ano, se tornou uma das grandes datas do varejo brasileiro. No ano anterior, o Prime Day foi o maior da história entre os eventos realizados pela Amazon Brasil. “Fazemos cada evento maior que o anterior. Então, hoje, o Prime Day é o maior evento da semana que vem. Quando acabar, será a Black Friday. Temos um hábito bom de superar o evento anterior, não só em volume de vendas, mas em como conseguimos oferecer uma experiência melhor”.

Para entender melhor o que o consumidor brasileiro espera quando o assunto é serviços premium ou exclusivos, a Amazon Brasil realizou uma pesquisa em parceria com a Nielsen IQ para responder à pergunta “o que é ser prime?”. Segundo o estudo, 45% da população brasileira assina algum tipo de serviço da categoria.

Além disso, o levantamento identificou que os setores de streaming e varejo são dois dos três principais que mais atraem assinaturas. Enquanto 80% dos entrevistados assinam algum um serviço de streaming, 77% assinam ou consideram assinar um serviço prime ou premium de e-commerce.

Benefícios em ser prime

A pesquisa aponta que o benefício do frete grátis é o que mais chama a atenção, sendo o principal motivo para a assinatura de um serviço prime ou premium em 74% dos casos. É também o mais valorizado por 48% dos respondentes. Outro fator decisivo é a exclusividade, sendo os descontos exclusivos o principal atrativo para 62% dos entrevistados. Outros benefícios que atraem assinaturas são a facilidade de pagamento com pontos e descontos (51%) e acesso a benefícios exclusivos para o uso contínuo do serviço (50%).

“O estudo em parceria com a NielsenIQ confirma que temos um cenário em que serviços prime e premium conquistaram espaço no dia a dia do brasileiro, impulsionados pela busca por vantagens reais, experiências diferenciadas e, principalmente, pela conveniência”, ressalta Mariana Roth, líder do Amazon Prime no Brasil. “O Amazon Prime, nosso programa de benefícios por assinatura com mais de 200 milhões de assinantes globalmente, traduz isso na prática, combinando um serviço de compras e entretenimento, com ofertas exclusivas, frete grátis e muito mais”.

Além do benefício individual

Outra característica importante da aquisição ou assinatura de serviços premium é que, entre os consumidores brasileiros, não se trata apenas de um benefício ou conveniência individual. Muitas vezes, são serviços adquiridos para toda a família, beneficiando o coletivo. Em 78% dos casos, a assinatura visa atender às necessidades do assinante e de seus familiares, enquanto 69% pensam em seu próprio benefício.

“Observamos que a assinatura deixou de ser um produto de luxo e se tornou uma solução prática para o dia a dia do brasileiro, impactando positivamente a rotina de toda a família”, complementa Roberta Zanini, líder de CMI Brasil da NielsenIQ. “Neste cenário, o estudo evidencia também o potencial de penetração e crescimento deste mercado no país, impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes e atentos ao valor agregado que uma assinatura premium ou prime pode oferecer”.

Preparação para Prime Day

Oferecer uma jornada de excelência e uma logística intrinsecamente conectada à Customer Experience é determinante para uma experiência positiva. Para entender a magnitude da preparação para essa data, a Consumidor Moderno visitou um dos principais Centros de Distribuição (CD) da Amazon no Brasil, localizado em Cajamar, São Paulo. Este centro, o maior em volume de vendas no país, é exemplo da complexidade e da capacidade do sistema logístico da companhia.

Ao adentrar o CD de Cajamar, a primeira impressão é de um espaço colossal, onde infraestrutura e tecnologia se integram. Os processos logísticos são otimizados por meio de avançadas soluções tecnológicas. Desde a chegada dos produtos, passando pelo armazenamento, separação e embalagem, cada etapa é monitorada e controlada por meio de Inteligência Artificial (IA). Sistemas de esteiras transportadoras e software de gestão de estoque são algumas das ferramentas que permitem o funcionamento harmônico desse grande ecossistema.

Ao todo, a Amazon possui dez centros de distribuição no país, cada um identificado pelo código do aeroporto mais próximo. Desde 2019, foram inaugurados nove novos centros e 64 estações de entrega. Além disso, ao todo, a empresa possui 100 milhões de produtos no portfólio, sendo uma variedade de 400 mil produtos e concentra 11 milhões de unidades em produtos em Cajamar.

Com uma expectativa de 300 mil pacotes a serem embalados por dia durante o Prime Day, a Amazon intensificou seus preparativos no CD de Cajamar. Em dias normais, o centro embala cerca de 90 mil pedidos diários, mas a previsão é que esse número triplique durante o evento. Para atender a essa demanda, a empresa adotou uma série de medidas estratégicas, entre elas o aumento da capacidade operacional. A companhia investiu na contratação de 800 funcionários temporários e já conta com 2.500 colaboradores, entre eles, 57% são mulheres e 6% é composto por pessoas com deficiência.

Com altos investimentos em tecnologia de ponta, Daniel Mazini, CEO da Amazon no Brasil, destacou a capacidade de otimização das operações da empresa, o que acaba não impactando o bolso do consumidor. “Quando encontramos um modelo mais eficiente ou simplificamos um processo, isso aumenta muito nossa eficiência. Assim, quanto mais crescemos, mais conseguimos escalar nossas operações sem impactar tanto o consumidor”, afirma.

De acordo com o executivo, globalmente, ao longo de todo o ano de 2023, os clientes da Amazon economizaram mais de US$ 24 bilhões em ofertas e cupons. “Os membros Prime também fizeram parte dessa estatística, economizando mais de US$ 2,5 bilhões durante o Prime Day 2023”.

Prevenção a fraudes

As fraudes no varejo online têm se tornado uma preocupação crescente, especialmente em marketplaces, e a Amazon tem intensificado suas medidas para combater essas práticas maliciosas ao adotar estratégias para enfrentar esses desafios. “Temos implementado processos internacionais de Machine Learning e Inteligência Artificial para entender melhor o comportamento de novos usuários e detectar possíveis fraudes”, afirma Mazini.

Somente em 2022, a Amazon bloqueou mais de 200 milhões de avaliações suspeitas e tem direcionado seus esforços para ajudar a resolver o problema na causa raiz. Isso também se aplica aos produtos falsificados, pois a companhia tem utilizado a Inteligência Artificial como aliada na identificação e remoção de falsificações de suas lojas.

No mesmo ano em que bloqueou avaliações suspeitas, o sistema verificou mais de 8 bilhões de tentativas de alterações nas páginas de detalhes de produtos, todos os dias, em busca de sinais de fraude, falsificação ou possível abuso. Dessa forma, a Amazon eliminou 99% das listagens questionáveis antes que uma marca tivesse que encontrá-las e denunciá-las.

A empresa está em um constante processo de aprendizado e adaptação para eliminar maus atores do seu sistema. “À medida que escalamos nossas operações, conseguimos identificar e remover muitos desses comportamentos fraudulentos, melhorando a experiência dos consumidores legítimos”, destaca.

Experiência Prime

Para anunciar os resultados do estudo e demonstrar as experiências possibilitadas pelo seu próprio serviço Prime, a Amazon reuniu jornalistas, criadores de conteúdos e influenciadores em São Roque no dia 11/7 para uma vivência tangível. A iniciativa foi idealizada pela Amazon México, que já realiza o formato há cerca de três anos.

O encontro contou com uma apresentação do novo dispositivo Alexa, o Echo Spot. O aparelho recebe conceito de despertador inteligente pensando para o ambiente do quarto, que também pode ser aproveitado em diferentes cenários e momentos da vida do usuário. Os convidados puderam experimentar e presenciar como o novo dispositivo, assim como demais da família Alexa, interage com eletrodomésticos e itens em uma simulação de casa inteligente.

“O produto foi lançado simultaneamente em todos os países onde a Amazon tem presença, incluindo o Brasil, o que demonstra nosso investimento no território”, afirma Daniel Almeida, Head of Sales and Go-to-Market de dispositivos Alexa e Echo.

Os participantes também contaram com workshops de velas com Mariana Barros de Castro, fundadora da Minerva Candles e seller do marketplace da Amazon no Brasil, de fotografia com a Canon, além de massagens, um picnic e uma degustação de tequila Don Julio, da Diageo. Para fechar o dia, a Amazon realizou uma sessão exclusiva e antecipada do filme “Guerra Sem Regras”, dirigido por Guy Ritchie e que estreia ainda no mês de julho no Prime Video, streaming da empresa.

Ao longo de todo o dia, com experiências práticas e exclusivas, os convidados puderam sentir na pele o que significa ser um cliente prime. “A fidelização dos clientes de serviços premium se dá pela atenção às necessidades dos clientes, com atendimento prioritário e serviços dedicados”, reforça Zanini. “Demonstra grande potencial de crescimento, com uma fatia 55% da população brasileira ainda a ser conquistada. São consumidores exigentes, que não vão esquecer que estão pagando por aquele serviço”.

Serviço Prime

No Brasil, os membros Prime contam com frete grátis e rápido para todo o Brasil em compras de milhões de itens elegíveis, em dois dias para 1.300 cidades, e em um dia para mais de 200. Além disso, consumidores recebem ofertas exclusivas no site e no app Amazon Shopping, com uma experiência de compra completa para todos os assinantes. O Amazon Prime oferece também filmes e séries de sucesso no Prime Video, mais de 100 milhões de músicas e podcasts sem anúncio no Amazon Music Prime, acesso a centenas de livros e revistas digitais no Prime Reading, e jogos gratuitos no Prime Gaming.

O Prime Day acontece entre os dias 16 e 21 julho, com ofertas exclusivas em dezenas de milhares de produtos em mais de 50 categorias – como dispositivos Amazon, bem-estar, livros, cozinha, moda e beleza –, além de frete grátis.

Fonte: “A experiência Amazon de ser um cliente Prime – Consumidor Moderno

 

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