“Embora já tenham ouvido todo tipo de promessas relacionadas a tecnologia para varejo, os consumidores ainda esperam os varejistas entregarem aquilo que prometem”, disse a consultoria responsável pelo levantamento.
O varejo físico passa por uma transformação sem precedentes. A experiência nas lojas é cada vez mais valorizada pelo consumidor e alvo de grandes investimentos das varejistas.
Agora, uma pesquisa da consultoria A.T. Kearney mostra que apenas um em cada três consumidores norte-americanos pesquisados já utilizaram tecnologias como realidade aumentada (AR), chekout móvel, telas interativas ou impressão 3D.
Embora poucos experimentaram essas tecnologias no ponto de venda, 75% já ouviram falar das novidades.
Apesar de a tecnologia ser tão comentada no meio varejista, 45% dos entrevistados dizem conhecer a AR, mas nunca a experimentaram em uma loja. O mesmo acontece com as outras tecnologias: 36% para o checkout sem caixa, 60% para impressão 3D e 30% para telas interativas.
Estas são experiências indispensáveis para o consumidor, que sinaliza aos varejistas que itens como os pesquisados terão cada vez mais influência nas visitas às lojas.
Entre o tamanho da influência da tecnologia na ida à loja no passado e o quanto as novas tecnologias atraem hoje os consumidores ao comércio há uma diferença de quase 50%.
Já para 49% a tecnologia teve influência determinante em compras em lojas físicas. O número sobe para 73% quando os consumidores são perguntados se concordam que a tecnologia vai determinar, daqui pra frente, as visitas às lojas.
“Embora já tenham ouvido todo tipo de promessas relacionadas a tecnologia para varejo, os consumidores ainda esperam os varejistas entregarem aquilo que prometem”, disse a A.T. Kearney em comunicado.
Tecnologia para quê?
O estudo mapeou as funções das novas tecnologias que os consumidores mais valorizam. Fica claro que tudo o que poupa tempo dos clientes é extremamente valorizado.
Tecnologias informativas e que permitem experimentar algo novo também são importantes para os consumidores. Customização e diminuição do contato com os funcionários das lojas também aparecem na lista.
Fonte : Portalnovarejo.com