Como se preparar para uma Black Friday majoritariamente online?

Mesmo com a alta do dólar e em meio à pandemia da Covid-19, a expectativa do varejo é de que o evento seja um período aquecido para o mercado.

Diante do novo normal, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe mudanças intensas na rotina e as empresas tiveram que reinventar seus negócios para poder realizar as entregas de forma eficiente, adaptando suas cadeias logística para esse novo cenário e enfrentando a nova tendência de consumo.

Nesse contexto, 7 em cada 10 internautas brasileiros afirmam ter de comprar algo neste ano por causa da pandemia, e entre os que pretendem aproveitar as promoções, a maior parte quer comprar por canais digitais e vê a data como uma oportunidade de se presentear. Os dados são da pesquisa Black Friday 2020, elaborada pela área de Inteligência do Mercado da Globo.

Segundo Waldir Bertolino, Country Manager na Infor, existem fatores-chave que permitirão às empresas se preparar para esse período de grandes movimentos online. Para a data, o executivo destaca algumas principais dicas. Confira:

Aposte na tecnologia 

Neste sentido, o executivo explica, “embora a demanda seja alta, as organizações podem alcançar bons resultados se apostarem em tecnologia para auxiliar na gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Além disso, requer: preparação, conhecimento e antecipação às necessidades dos clientes”.

Logística 

Segundo o executivo, como em qualquer rede de distribuição, haverá emergências na transferência de produtos. As empresas de logística devem considerar esses três aspectos: depósito, transporte e mão de obra.

“As empresas varejistas dependem cada vez mais de sua logística para garantir estoques e atendimento aos clientes, por isso o conhecimento é fundamental para enfatizar como e quando atuar, que região direcionar e com quais produtos. Em dias de temporadas de compras, as lojas devem se esforçar para cumprir os prazos de entrega e ter uma boa integração.

Importância dos dados 

Bertolino ainda relata que as empresas precisam ficar alertas em todas as mudanças e aproveitarem a digitalização para uma melhor comunicação em suas plataformas.

“Por meio da digitalização e da conectividade contínua, o consumidor é quem dá o tom, então as empresas devem aprimorar o planejamento e se antecipar às necessidades, caso contrário, não conseguirão atender às demandas. O acesso a todo tipo de informação sobre preços, disponibilidade, tamanho e cor de um produto são essenciais para ter sucesso em uma boa venda”

Gerenciamento de plataformas 

Para o especialista, o gerenciamento de plataformas de comércio eletrônico é muito mais fácil, barato e escalonável. Dessa forma, contamos com as arquiteturas AWS ou Azure para poder atender aos usuários em qualquer escala de tempo e pagar de acordo com o uso.

Essa arquitetura sem servidor é essencial para operar em cenários como os enfrentados pelo e-commerce durante a Black Friday. Em suma, o que importa é a forma como os dados digitais disponíveis são utilizados. Isso deve orientar a tomada de decisões e a capacidade de ver o que está acontecendo”.

 A experiência do cliente no centro do planejamento 

O principal segredo para manter tudo o que pode acontecer durante a Black Friday sob controle é o planejamento: pense em todos os aspectos do e-commerce para estar preparado para qualquer contratempo que possa acontecer.

“A Black Friday é exigente e intensa, e é preciso vivê-la como tal, porque é um evento único. O planejamento é fundamental não só para que tudo ocorra bem, mas também para atender a expectativa do cliente na hora da compra”.

Fonte : Computerworld.com

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