Em 2024, 60% das trocas e devoluções no e-commerce foram realizadas em até sete dias

No primeiro bimestre de 2024, 60% das trocas e devoluções no e-commerce brasileiro foram concluídas em até uma semana. Esse dado faz parte de um estudo da Aftersale, que também destaca que o tamanho segue como principal motivo para devolução (ainda que arrependimento e insatisfação com o material também cresceram).

O arrependimento, aliás, se caracteriza pela desistência do produto dentro do prazo legal de sete dias após o recebimento. Neste caso, teve uma alta de 3,9 pontos percentuais no período, juntamente com a insatisfação com o material do produto de 1,7 pontos percentuais.

Categoria com maior registro de devolução

Com um incremento de 3,1 pontos percentuais nas operações de troca e devolução, o setor de calçados foi destaque no primeiro bimestre de 2024 — passou de 6,2% para 9,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A conformação dos produtos e a composição dos materiais emergiram como os principais fatores influenciadores desse aumento.

A categoria Moda teve um acréscimo de 2 pontos percentuais nas trocas e devoluções no primeiro bimestre de 2024, elevando de 8,1% para 10,3%. Dentro dela, Moda Praia apresentou um crescimento de 1 ponto percentual nas trocas e devoluções, alcançando 13,4%. Moda Íntima, por sua vez, sofreu um leve aumento de 0,2 pontos percentuais, indo de 4,9% para 5,1%.

Fonte: “Em 2024, 60% das trocas e devoluções no e-commerce foram realizadas em até sete dias – E-Commerce Brasil (ecommercebrasil.com.br)

 

 

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