A EmbraerX, divisão de negócios inovadores da Embraer, anunciou dia 08/02, que assinou um acordo com a Elroy Air, startup de entrega aérea autônoma. Com a parceria, a empresa busca trazer novas tecnologias e expandir sua atuação no mercado de carga aérea comercial.
“A expansão acelerada do comércio eletrônico está forçando o mercado de cargas a crescer e buscar novas soluções, criando uma clara necessidade por mais flexibilidade”, disse Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX, em um comunicado. Segundo o executivo, a companhia usará o Chaparral, veículo criado pela Elroy Air capaz de transportar cargas entre 100 e 225 kg em distâncias de até 500 km.
A startup atua no mercado desde 2016. O Chaparral possui cápsulas de carga modulares que são liberadas automaticamente logo após a aterrissagem. Além disso, não requer um aeroporto ou estação de recarga elétrica especializada. Em agosto de 2019, a startup realizou seu primeiro teste de voo nos Estados Unidos.
“A Elroy Air pretende abrir um novo capítulo para o mercado de logística com sistemas de carga aérea autônoma ponto a ponto”, disse Dave Merrill, CEO da Elroy Air. “Nossa colaboração com a EmbraerX acelerará nosso caminho para a implantação nos mercados de frete comercial”.
Além do transporte de carga, a EmbraerX está trabalhando em um projeto de táxi aéreo urbano elétrico. Em parceria com a Uber, a companhia planeja testar o veículo ainda este ano, em uma apresentação pública na Dubai World Expo.
Fonte : startse