Entenda como uma estratégia de negócios adaptativa pode acelerar a resposta às oportunidades e ameaças de hoje e do futuro.
Vivemos uma época em que os negócios se transformam com muito mais velocidade e frequência. Os avanços das novas tecnologias como inteligência artificial (IA) e os novos comportamentos de consumo, além de outros eventos, têm forçado as organizações a serem muito mais ágeis para seguirem representativas em seu setor e gerando bons resultados de negócios.
Em muitos mercados, uma estratégia de negócios desenvolvida por meio de processos tradicionais – baseados em calendário, por exemplo – depende em grande parte da certeza de suas lideranças para convenções e avanços. Hoje, essa postura tem se tornado uma prática ultrapassada para empresas de sucesso, já que muitas vezes essa leitura é lenta ao responder à mudanças provocadas por inúmeros fatores.
À medida que líderes executivos buscam impulsionar o crescimento em meio às atuais condições voláteis de negócios, eles precisam de uma abordagem mais audaciosa, o que para especialistas se condicionou chamar de “estratégia adaptativa”.
“Uma abordagem adaptativa é mais adequada para um mundo onde os modelos de negócios estão se transformando com mais frequência e, quase sempre, de forma mais radical”, explica Ian Cox, Diretor Analista Sênior da Gartner. “Quanto mais rápida for a mudança, mais essencial se torna a adaptabilidade”.
Como iniciar a estratégia adaptativa
Mas como iniciar esse processo de criação de uma estratégia adaptativa dentro de uma empresa? Como identificar as práticas mais relevantes desse modelo para superar desafios e iniciar a sua execução o mais cedo possível?
Buscando selecionar e selecionar os elementos fundamentais relevantes e esse processo de construção e avaliação de insights em tempo real – o que dará suporte às práticas adaptativas prioritárias -, o Gartner elencou alguns pontos fundamentais para orientar empresas e líderes.
Quatro práticas centrais de estratégia adaptativa
1. Comece a execução o mais cedo possível
A estratégia define as escolhas e as ações de longo prazo que a empresa precisa fazer para criar, oferecer e capturar valor de acordo com o modelo de negócios. Contudo, quanto mais tempo for gasto na criação de um plano, menos tempo haverá para executá-lo, aumentando o risco de que o mundo mude e o plano fique ultrapassado.
A implementação rápida também ajuda a revelar as falhas do plano e a identificar onde é preciso melhorar. A estratégia adaptativa não exige informações completas ou perfeitas para executar; ela usa informações disponíveis para identificar as ações mais imediatas que são necessárias para o sucesso.
2. Responda às mudanças à medida que elas ocorrem
Uma empresa de fato adaptativa monitora seu contexto de negócios de forma contínua, iniciando a revisão da estratégia sempre que novas informações estão disponíveis para reformular o contexto. Em um cenário altamente turbulento, pouquíssimas empresas podem se dar ao luxo de esperar um ano para revisar sua estratégia de negócios.
Importante neste tópico é entender que, a visão que guia uma estratégia adaptativa pode ser ousada e de longo prazo, mas, deve ser continuamente ampliada, e não mudada completamente depois de alguns anos.
3. Aceite a incerteza e a explore
A incerteza é a mãe das oportunidades. Mesmo que isso envolva aceitar um nível de risco inevitável em algumas áreas. Para as empresas que abraçam a incerteza e os riscos e respondem a eles rapidamente, essas empresas têm mais probabilidade de sucesso em um mundo incerto.
4. Envolva todos na estratégia adaptativa
Um processo de estratégia adaptativa tem caráter inclusivo, envolvente e colaborativo, com qualquer pessoa dentro e fora da organização contribuindo com ideias e insights. Essa abordagem aumenta a capacidade de a empresa criar, atualizar e implementar a estratégia e melhorar a qualidade dos seus resultados.
Agora que você conhece as práticas centrais de uma estratégia adaptativa, o Gartner separou os elementos fundamentais desse modelo:
Informações – Como ideias e informações relevantes para a estratégia são gerados, obtidos ou capturados (insights em tempo real, crowdsourcing e verificação contínua).
Processo – A forma na qual a estratégia é criada, revisada, mantida e atualizada. Ele é composto por decisões distribuídas, sprints de estratégia e processo contínuo.
Resultados – O formato, o conteúdo ou a estrutura da estratégia. Composto por estratégias baseadas em opções, estratégias baseadas em experimentos e estratégia mínima viável.