Google, Amazon e Apple farão padrão aberto para Internet das Coisas

A Apple, Amazon e Google, três das principais gigantes da tecnologia, anunciaram que vão deixar a competição de lado e criar um padrão aberto para dispositivos de Internet das Coisas (IoT). A iniciativa será feita em parceria com a Zigbee Alliance, fundação que também inclui nomes como a divisão SmartThings da Samsung e companhias como IKEA, NXP Semiconductors e Silicon Labs.

A novidade visa criar um projeto para simplificar e unificar a conexão de dispositivos inteligentes para casas. O novo certificado deve englobar não apenas aparelhos, mas também aplicativos e serviços em nuvem. Além disso, as empresas por trás do novo protocolo querem aprimorar a segurança da Internet das Coisas com o esforço coletivo.

Segundo o anúncio da iniciativa, o novo protocolo será desenvolvimento em código aberto e vai utilizar tecnologias e avanços das empresas que estão participando do grupo. As companhias por trás da iniciativa também disseram que estão abertas para receber fabricantes interessadas em auxiliar no desenvolvimento do padrão.

Apesar de ainda não ter especificações divulgadas e uma possível data de lançamento, o novo padrão para aparelhos conectados tem como objetivo facilitar vida dos consumidores que estão entrando na onda da Internet das Coisas. “O projeto visa facilitar aos fabricantes de dispositivos a construção de dispositivos compatíveis com serviços de voz inteligentes, como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Google Assistente e outros”, explica o comunicado.

Além de dar mais opções para os futuros consumidores, o padrão também não deixará os atuais usuários de aparelhos conectados na mão. Segundo os organizadores do novo protocolo, a novidade será complementar às soluções que já estão disponíveis no mercado e servirá como um incentivo para a expansão de plataformas que já existem.

Fonte : tecmundo.com

Deixe um comentário