ma semana após o Facebook anunciar novas ferramentas para o comércio no WhatsApp, foi a vez do Google mostrar que também está mirando seus esforços no varejo nesta terça-feira (7).
Durante o seu evento anual, a gigante das buscas anunciou uma ferramenta que usa a câmera do celular como realidade virtual e permite ao internauta testar os produtos pelo próprio celular após fazer uma pesquisa no Google.
“Com a realidade aumentada, a câmera nas nossas mãos tem se transformado em uma ferramenta visual poderosa para ajudar a entender o mundo ao nosso redor”, afirmou Aparna Chennapragada, vice-presidente do Google.
Como funciona
Imagine a seguinte cena: você procura um tênis no Google e encontra o modelo perfeito sendo vendido em um e-commerce. Mas, antes de apertar o botão “comprar”, quer experimentar o item e colocá-lo ao lado das suas roupas para confirmar se elas combinam com os calçados. Impossível?
Muito pelo contrário. No vídeo abaixo, é possível ver um exemplo prático.
Durante o evento, porém, a empresa não informou, além da New Balance, quais outras marcas estão trabalhando com a nova ferramenta nem se ela estará disponível em todos os celulares Android.
Para o e-commerce, a popularização de uma solução como essa traria benefícios muito além que personalização. Com um modelo 3D bem-feito, esse tipo de tecnologia pode ajudar a reduzir os índices de trocas e devoluções, uma vez que o usuário consegue testar um produto – uma roupa ou um item de decoração, por exemplo – na sua própria casa.
Por outro lado, ao que tudo indica, essa funcionalidade ficará restrita ao uso do sistema de busca do próprio Google.
Integração com o mundo físico
Outra novidade é o desenvolvimento do Google Lens, plataforma da gigante que usa realidade aumentada no celular, para o varejo.
No exemplo apresentado por Chennapragada, o aplicativo identifica automaticamente quais pratos de um menu de restaurante são os mais populares ao apontar a câmera para o cardápio. Ao clicar em qualquer um deles, é possível ver os pratos em detalhes – com fotos – antes de pedir. Isso tudo na tela do smartphone.
De acordo com a vice-presidente do Google, ainda estão sendo feitas parcerias com lojistas para promover experiências como essas.
Por Caio Colagrande, da redação do E-Commerce Brasil