Companhia está disponibilizando R$ 1 bilhão em crédito para os clientes que planejam adquirir algum produto por meio de crediário.
O crédito é um dos pilares estratégicos do Grupo Casas Bahia. Há anos, combinando prazo e parcelamento, a marca consolidou uma base de clientes fiel ao longo de décadas. Agora, buscando mudar a página de sua complexa reestruturação financeira e reafirmando seu papel de liderança no varejo brasileiro, a companhia aposta em sua retomada de crescimento.
E o foco está em fazer história: neste mês, a Casas Bahia disponibilizou R$ 1 bilhão em crédito, marcando a maior oferta já feita pela empresa, para garantir a Black Friday mais ambiciosa de sua trajetória.
Apesar de o Brasil registrar mais de 72 milhões de consumidores inadimplentes, o Grupo busca equilíbrio, como explica Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia: “A gente não quer dar nenhum salto que coloque em risco a continuidade da companhia. É possível atuar com crédito sustentável e com fomento no mercado de capitais, que tem dado suporte e enxerga nesse produto um ativo seguro e rentável”.
O crédito da empresa tem origem em operações com fundos de investimentos, que, segundo Franklin, têm sido essenciais para sustentar o crescimento. Atualmente, a organização dispõe de uma ampla oferta de opções e está estruturando diversas modalidades de financiamento. “Inicialmente, o plano era focar em um FIDC, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. No entanto, hoje, além dos FIDCs em construção, também exploramos outras alternativas, como linhas de crédito, Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o CDCI 2.0 (Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência). Este último oferece maior segurança aos investidores ao incluir a garantia dos recebíveis”, explica.
Há um tempo, a empresa divulgou algumas operações no mercado, totalizando R$ 400 milhões em captação, o que tem viabilizado sua expansão. Vale destacar que se trata de um modelo dinâmico, com parcelas de curto prazo e prazo médio de 14 meses. “Assim, há um ciclo constante de quitação de operações anteriores, possibilitando a entrada de novos recursos para sustentar o crescimento”, complementa Franklin.
Gestão de inadimplência e confiança do mercado
Mesmo com o aumento do crédito disponível, o Grupo Casas Bahia mantém a inadimplência sob controle por meio de dois indicadores principais: Over 90, que mede o percentual de dívidas não quitadas após 90 dias de vencimento. Atualmente, está em 8,5%, abaixo do histórico de 9%, e perda líquida, que reflete as perdas reais após todas as ações de recuperação, atualmente em 4% por trimestre ou 18% no acumulado anual.
“A disciplina no processo nos permitiu alcançar os melhores níveis históricos. Além disso, disposições rigorosas são realizadas no momento da emissão do crédito, garantindo consistência na gestão dos resultados a cada trimestre”, destaca o executivo.
Crédito ominicanal
O Grupo Casas Bahia reforça suas iniciativas de crédito com múltiplas opções de pagamento, incluindo o cartão Casas Bahia, crediário tradicional e crediário digital. Este ano, a meta é dobrar a emissão de cartões de crédito, passando de 100 mil em 2023 para 200 mil durante a Black Friday.
O crédito omnicanal cresce continuamente, seja no ambiente físico ou digital.
Essa jornada digital também foi ampliada para o CDC, transformando o tradicional carnê em um carnê digital. Para quem prefere, ainda é possível optar pelo boleto físico, mas o digital está disponível para aqueles que desejarem. Tanto no digital quanto no físico, o objetivo é oferecer flexibilidade ao cliente. De acordo com Renato, a companhia tem trabalhado há bastante tempo para alcançar esse nível de integração.
“Os resultados no CDC mostram um crescimento significativo. Anteriormente, a participação do CDC digital era de apenas 2% a 3%, enquanto as lojas físicas representavam 20%. Hoje, o site já registra 10% de penetração, e as lojas físicas atingiram 27%. Essa mudança permite competir no e-commerce com uma oferta de crédito diferenciada, o que contribui diretamente para a margem da empresa, sem comprometer a sustentabilidade do negócio”, explica.
Conquistas, inovação e foco no futuro
Para Franklin, as Casas Bahia têm muito a comemorar. Entre as iniciativas recentes, a campanha Torcida Premiada foi um marco, proporcionando aos vendedores uma experiência única: assistir às Olimpíadas de perto. Outro destaque foi o retorno ao crediário e ao futebol, com um toque de inovação. A parceria com a CazéTV trouxe modernidade ao relacionamento com os consumidores.
Outro impacto no varejo do Grupo foi o conceito de Mega Loja, que tem sido um divisor de águas, segundo Franklin. Com a transformação do layout, essas lojas registraram um crescimento de 60% nas vendas. Essa estratégia está sendo expandida para mais de 100 unidades. Não à toa, as Casas Bahia ocuparam o Top Of Mind pelo 19º ano consecutivo, além de serem a marca mais lembrada em todos os segmentos no Sudeste.
A marca também reviveu um ícone do varejo brasileiro: o Ponto Frio. Esse relançamento gerou engajamento massivo e trouxe à tona a força de uma marca que estava adormecida. Além disso, a campanha de cupons liderada por Bia Reis, durante a Black Friday tem impactado no engajamento com os consumidores.
Fonte: “Grupo Casas Bahia intensifica oferta de crédito para a Black Friday“