Empresas como TecToy, Redragon e X-One apresentaram produtos para esse nicho desde computadores a fontes.
De carregadores mais robustos, passando por baterias mais duradoras, cadeiras confortáveis a lançamentos de gabinetes, notebooks e joystick, a indústria de games invadiu a Eletrolar Show 2024, evento B2B sobre tendências do mercado de eletroeletrônico para o lar e que conecta indústria e varejo. A feira ocorreu entre os dias 15 e 18 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.
Os números são muito atraentes: o Brasil possui 3% do total de usuários gamers do mundo, o que coloca o País entre os 10 maiores mercados globais nesse segmento, responsável por movimentar R$13 bilhões, segundo estudos realizados pela Newzoo e MindMiners, respectivamente. A estimativa é que a receita gerada pelos mais de 100 milhões de brasileiros chegue a U$S 2,6 bilhões por ano, tornando-se a maior potência da América Latina.
TecToy
Empresa brasileira e uma das pioneiras do mercado gamer no País, a TecToy levou algumas novidades para a feira com destaque para o Zeenix, um joystick com tela touch e operação manual, além de um computador gamer portátil. O equipamento, que volta ao mercado após 13 anos, ainda não tem data para chegar ao consumidor final, mas os jogadores podem contar com a novidade no próximo trimestre.
A primeira leva do Zeenix será fabricado na China e, a partir da aceitação do mercado nacional, a tendência é ser fabricado no Brasil. Aliás, um dos princípios da empresa é ter parceiros e desenvolver produtos nacionais. “Se a gente vê que uma empresa brasileira tem um hardware robusto como o Zeenix, isso traz mais visibilidade e mais confiança do jogador para o mercado brasileiro”, diz Cruz.
A TecToy também apresentou ao mercado dois jogos autorais: o Damned 2, de terror psicológico, com opção para jogar em modo multiplayer, de até quatro pessoas. O lançamento está previsto para outubro, para a celebração do Halloween de 2024.
O outro jogo é o Master Lemon, um game em pixelart, baseado na história real de Lemon, um jovem brasileiro poliglota que, após aprender 11 línguas estudando sozinho, sonhava falar islandês. Lemon é inspirado na história de André Lima, que meses após realizar seu sonho, faleceu em um trágico acidente de carro.