Especialistas em entregas last mile, a última etapa do transporte de uma mercadoria até o consumidor final, estão confiantes de que os bons resultados obtidos no ano passado pelas empresas de logística irão se manter em 2021.
A expectativa é de que os consumidores que passaram a comprar mais produtos on-line em decorrência da pandemia de Covid-19 sejam “fidelizados” como clientes do e-commerce, mesmo com o início das campanhas de vacinação e a possibilidade de flexibilização das medidas de distanciamento social.
Dados projetados por consultorias de mercado corroboram para essa perspectiva. A irlandesa Research and Markets, principal loja de pesquisas segmentadas do mundo, considera que o mercado de entrega de última milha (autônomo) terá um crescimento médio anual de 19% entre este ano e 2028.
Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com – plataforma de entregas last mile com o uso de motocicletas do país, destaca que há uma tendência de crescimento muito forte em função da crescente necessidade de entregas rápidas por parte dos consumidores.
“As pessoas estão mais propensas a considerar – na hora da compra – o prazo e o tempo do frete, porque querem ter o seu produto mais rápido em mãos. Nesse sentido, as operadoras de entregas last mile que oferecem a opção de entregas no mesmo dia e próximo do horário de conclusão do pedido, por exemplo, tendem a ter um impacto bem positivo nos números. ”
Outro fator de peso é o fato de que uma parcela significativa da população passou a consumir on-line pela primeira vez ou em maior volume desde março. Assim, devido à facilidade tecnológica das transações e a possibilidade de acompanhar o trajeto em “tempo real”, deve tornar o consumo via e-commerce um hábito a partir de 2021. É o que aponta Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, braço de e-commerce da BBM Logística.
“As operadoras logísticas que tiverem maior capacidade de resposta para seus fornecedores e clientes, com forte tecnologia empregada, segurança e transparência no processo de entrega, um sistema inteligente de rotas para coleta/entrega e alta produtividade, devem se destacar frente à concorrência.”
Fonte : revistamundologistica.com.br