Melhorando a margem do pedido sob a ótica de gestão de fretes no e-commerce

Com mais de 10 anos operando diversos segmentos, posso afirmar que a gestão eficiente na linha de fretes depende de 4 variáveis, e que impactam diretamente a margem do pedido.

A diferença entre a receita e o custo de frete, basicamente, está no fato de a receita frete ser o valor que a empresa cobra dos seus clientes pelo transporte do pedido (uma estratégia puramente comercial), enquanto o custo frete é valor pago aos transportadores para realizar a entrega desses produtos.

As 4 variáveis são:

Ticket médio

• Impacto na margem: um ticket médio mais baixo agride o % do custo frete na margem do pedido. Imagine comprar um produto de R$ 30,00 com custo frete de R$ 20,00 (67% de custo frete sobre o produto ou 40% do pedido). Um custo frete neste %, inviabiliza a operação. Em contrapartida, um ticket médio alto, permite ações de frete grátis ou subsidiados, que podem impulsionar as vendas sem agredir a margem do pedido. Ex: um pedido de TKM de R$ 800,00 com R$ 30,00 de custo frete (3,6%).

• Estratégias: encorajar compras maiores por meio de descontos progressivos ou oferecer frete grátis para compras acima de um valor, funciona para reduzir o impacto do frete na margem do pedido, deixando o custo frete praticamente estável com aumento do valor do pedido.

Peso cubado

• Impacto na margem: produtos maiores ou mais pesados custam mais para enviar. Combinar pedidos de tkm baixo com alta volumetria é o segredo do fracasso.

• Estratégias: otimizar a utilização do espaço nos veículos de entrega e reduzir os custos por unidade transportada (embalagem). Criar kits para recompor a volumetria entre produtos maiores/pesados com menores/leves, que na média trará aumento de tkm e redução no peso cubado.

Prazo de entrega

• Impacto na margem: entregas mais rápidas implicam custos maiores, mas pode gerar receita frete, já que os clientes estão dispostos a pagar para receber mais rápido (gráfico abaixo). Importante entender o perfil do seu cliente, se ele é mais sensível ou não a prazos de entregas mais rápido vs custo.

• Estratégias: oferecer várias opções de entrega, permitindo que os clientes escolham e paguem mais por entregas mais rápidas.

Distância

• Impacto na margem: quanto maior a distância, maiores os custos de transporte.

• Estratégias: avançar estoque e utilizar múltiplos centros de distribuição (pagando custo variável baseado em ocupação e movimentação) para reduzir a distância de entrega e adotar tarifas de frete baseadas na localização do cliente.

Incentive os clientes a optarem por métodos de envio mais lucrativos ou a aumentarem o carrinho para qualificar-se para frete grátis, melhorando a margem por pedido. Implementar estratégias orientadas por dados para otimizar essas variáveis pode transformar a gestão de fretes de um centro de custo em um motor de lucro e virar o jogo no seu negócio!

Fonte: “https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/melhorando-a-margem-do-pedido-sob-a-otica-de-destao-de-fretes-no-e-commerce”

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