Modal e Cy Capital fecham contrato com DHL em MG

Gestoras locam condomínio logístico ainda em construção em Extrema

A gestora Cy Capital, do grupo Cyrela, fechou juntamente com o Banco Modal um contrato de locação para um condomínio logístico com 92 mil metros quadrados de área, em Extrema (MG). É o segundo maior contrato em metros quadrados em 2022. O espaço ainda está em construção e será locado pela companhia DHL Supply Chain. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2023.

Segundo Leonardo Barbosa, gestor do fundo de investimento imobiliário (FII) Extrema, que detém o ativo, e sócio do Modal, locações na região ficam em torno de R$ 25 a R$ 28 o metro quadrado, e o negócio com a DHL foi fechado “na banda de cima”. “Mostra a qualidade do ativo. O motivo da pré-locação é garantir um lugar onde a demanda é gigantesca e a oferta não acompanha esse ritmo”, diz.

A propriedade é 50% da Cy Capital, gestora criada em 2021, e 50% do Modal. De acordo com Bruno Ackermann, sócio da Cy Capital, as empresas não possuem outros projetos em conjunto “por enquanto”. O Modal tem portfólio de 594 mil m2 de área bruta locável (ABL), enquanto a Cy Capital tem 300 mil m2 prontos ou em obras e outros 200 mil no pipeline.

A região de Extrema atraiu o interesse do setor logístico por causa dos incentivos fiscais do governo mineiro e pelos 100 km que a separam da capital paulista. “É estrategicamente localizada entre Rio, Belo Horizonte e São Paulo, e não tem uma oferta tão abrangente quanto Cajamar e outros mercados mais próximos [da capital paulista]”, afirma Ackermann.

A topografia da região, no entanto, não é das melhores para o desenvolvimento de galpões. “Os primeiros projetos eram em terrenos mais fáceis, mas fica cada vez mais complicado, o que dificulta o desenvolvimento de novos negócios em preços razoáveis”, diz Barbosa. Isso valoriza os projetos que ainda estão no pipeline no local.

O momento não é dos mais fáceis para os FIIs, com a renda fixa trazendo resultados melhores e mais garantidos, mas Barbosa afirma que o Modal tem conseguido sucesso em projetos pontuais. “Saímos muito rápido de cenário extremamente favorável para pessimista, mas o mercado começa a se adequar e a voltar o preço do terreno e da construção para a realidade é cíclico”, analisa.

Para Ackermann, o próximo ano será bom para se investir em ativos, pois há empresas precisando vender portfólio. A companhia, focada na região metropolitana de São Paulo, além de Extrema, tem planos de começar a olhar para outras capitais em 2023. No entanto, o gestor ressalta que o movimento demanda cuidado extra. “Tem que entender a dinâmica de cada capital, às vezes você tem uma cidade com vacância super baixa, mas o mercado é raso, a vacância sobe de 2% para 50% com dois ou três empreendimentos novos”, diz.

Por esse motivo, no Modal, o pensamento é continuar em um raio de 30 km da capital paulista, além do hub mineiro.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/12/26/modal-e-cy-capital-fecham-contrato-com-dhl-em-mg.ghtml

Download

Deixe um comentário