Com práticas sustentáveis incorporadas desde 2021, o Grupo MOVE3 registrou queda da taxa de insucessos para o e-commerce de 3% para 2%, diminuição de 33% no primeiro trimestre deste ano. As entregas sustentáveis foram ampliadas na malha, com mais 31.821 quilômetros abarcados por práticas ambientalmente adequadas.
Cerca de 32% das 500 mil entregas diárias feitas pela holding em todo o país, incluindo os 540 franqueados, são realizadas por alternativas ambientalmente adequadas. “Ano a ano ampliamos as ações ESG, buscando mecanismo para mitigar e neutralizar nossas emissões de carbono, em arranjos que viabilizam a chegada das encomendas ao consumidor final da maneira menos impactante possível para o meio-ambiente”, disse Guilherme Juliani, CEO do grupo MOVE3.
Tornar a última milha mais sustentável é um dos desafios do grupo para este ano – algo que se reforça nas empresas de logística. Para isso, a frota da holding inclui 250 veículos elétricos, entre caminhões, motos e bicicletas.
“Para que essa dinâmica funcione bem, as dark stores, que são os centros de distribuição que se destinam às encomendas online, têm papel fundamental”, explicou Juliani. “Elas funcionam como hubs de armazenamento nos raios próximos das regiões de maior demanda, diminuindo e tornando mais veloz o trajeto até o consumidor final.”
A centralização nas dark stores também viabiliza que boa parte das entregas sejam feitas de modo ainda mais sustentável: em bikes comuns ou a pé. “No e-commerce, 70% são pequenos pacotes, o que viabiliza essas duas soluções. Em ambas, é importante que o gestor priorize as rotas mais curtas. Assim otimiza os ganhos e o tempo de deslocamento”, disse o CEO.
Outra ferramenta sustentável em plena expansão são os lockers, armários instalados em locais de grande circulação de pessoas nos quais o operador logístico deixa a mercadoria e o comprador a retira usando um QR code. Já os pontos de retirada são outra estratégia verde, uma vez que funcionam em lojas de comércio e serviços, como padarias, papelarias e lavanderias cadastradas para o cliente poder retirar o produto. Os donos desses estabelecimentos ganham atraindo mais consumidores para sua loja.
“Nosso carro deixa, por exemplo, 100 pacotes, em um locker ou ponto de entrega e não precisa rodar para ir a esses 100 locais. É menos carbono na atmosfera e menos trânsito”, explicou Juliani. Atualmente, a MOVE3 possui uma rede nacional de pontos de entregas e lockers no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Quando as distâncias são maiores e as cargas mais pesadas, a eletrificação da frota aparece, cada vez mais, como a melhor opção. Além de poupar recursos, os veículos elétricos têm a tecnologia como fundamento. “Os caminhões elétricos, por exemplo, têm três vezes mais tecnologia embarcada do que os concorrentes a diesel e entregam monitoramento preciso”, ressaltou Juliani.
Fonte : https://mundologistica.com.br/noticias/move3-reduz-33-das-devolucoes