A All in, em parceria com Opinion Box, apontou por meio de um levantamento grande parte dos consumidores brasileiros (81%) devem presentear mais de uma pessoa no Natal de 2022. De forma geral, o estudo mostra que 60% do público está decidido a ir às compras neste ano. Mais de mil pessoas foram entrevistadas.
Ainda entre os que vão comprar, já estão comprando ou já compraram itens para a data, 22% devem presentear três pessoas, enquanto 21%, mais de cinco pessoas e 15% se preparam para comprar presentes para duas pessoas.
Além disso, 13% desejam comprar alguma coisa para pelo menos duas pessoas e outros 13% ainda não sabem quantas pessoas vão presentear. A maioria desses presentes será para integrantes da família — em especial filhos (52%), mães (49%) e cônjuges (48%).
Ainda segundo a All in e o Opinion Box, 19% das pessoas ainda não sabem se irão às compras, seguidos de 12% que não tem intenção de comprar nada e 8% que já estão comprando.
Black Friday e Natal
O que resta de mais proveitoso da Black Friday 2022, possivelmente, foram os dados coletados pelos lojistas. Isso, de acordo com Flávio Njis, diretor-geral da All in, pode ser um bem valioso para que empresas tracem estratégias conforme o comportamento identificado já no período anterior de compras.
“A pesquisa mostra que existe um grande público disposto a ir às compras neste Natal. Ao mesmo tempo, a Black Friday deixou de legado uma grande base de dados que apontam para os desejos e necessidades mais imediatos dos consumidores. As campanhas de Natal, portanto, podem se beneficiar de histórico de pesquisas, compras, navegação, favoritos, entre outros fatores”, afirma.
Com isso, o executivo acredita que a entrega de ofertas para o Natal seja mais benéfica e personalizada aos consumidores, adequando-se aos interesses de cada cliente e, consequentemente, aumentando o potencial de conversão.
Itens mais procurados
Entre os que vão comprar, já estão comprando ou estão em dúvida, quase a metade (49%) escolheu presentear com itens de Moda e Acessórios, seguidos por produtos de Beleza e Cosméticos (33%), Brinquedos (30%), Eletrônicos e Informática (30%) e Casa e Decoração (30%).
A ceia também está na mira dos consumidores, já que Alimentos e Bebidas (28%) e Supermercados (27%) também aparecem no radar dos consumidores.
Canais
As pesquisas sobre presentes acontecem principalmente nos seguintes modelos:
1. Sites de marketplaces (44%)
2. Lojas físicas ou online igualmente (39%)
3. Aplicativos de marketplaces (39%)
4. Sites de pesquisa (37%)
5. Somente nas lojas físicas (36%)
Já as compras devem ocorrer principalmente em:
1. Marketplaces (50%)
2. Lojas físicas e online igualmente (41%)
3. Aplicativos das lojas (40%)
4. Somente nas lojas físicas (40%)
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/natal-presentes-consumidores-2022