No Natal, e-commerce apresenta alta de vendas de 18,4%, mostra Cielo

Apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro, as vendas do varejo no Natal de 2022 cresceram 10,5% em relação a igual período de 2021. Esse dado é parte de um levantamento da Cielo, que ainda revela a alta do e-commerce em 18,4% — o faturamento do comércio presencial, neste caso, subiu 10,0%.

Alta das vendas por categorias

Os setores com as variações mais positivas no período foram:

– Turismo e Transporte (26,1%);

– Cosméticos e Higiene Pessoal (23,0%);

– Livrarias, Papelarias e Afins (22,0%);

– Óticas e Joalherias (17,0%);

– e Drogarias e Farmácias (15,3%).

Regiões com melhor performance no Natal

Outro ponto do estudo foi em relação às regiões com maior índice de vendas. A região Sul registrou a maior alta, com as vendas subindo em 12,8%. Os destaques foram:

– Paraná (15,2%);

– Rio Grande do Sul (11,9%);

– e Santa Catarina (10,5%).

Enquanto a região Norte aparece na segunda posição, com alta de 11,5%, o Centro-Oeste garante a terceira posição, com 10,9%. Goiás e Distrito Federal puxaram os resultados: cresceram 9,1% e 6,2%, respectivamente.

Sudeste e Nordeste também mostraram aumento nas vendas de Natal

No Sudeste, as vendas cresceram 9,3%, com destaques para Minas Gerais (11,4%), São Paulo (9,5%) e Rio de Janeiro (6,1%).

Já a região Nordeste experimentou alta de 7,6% no faturamento. Bahia (+9,2%), Ceará (+5,0%) e Paraíba (+4,4%) e Pernambuco (+2,7%) foram os estados cujas variações foram as mais significativas.

Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato de o Dia de Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados. “O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, diz.

Shopping centers registram 5,9% de crescimento nas vendas de Natal

Além dos dados no e-commerce, a Cielo e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostraram um crescimento de 5,9% nas vendas de Natal nos shopping centers do país — em comparação ao mesmo período de 2021. O resultado superou as expectativas dos shoppings, que previam um aumento de 4% em levantamento prévio. No período, o comércio nos shoppings movimentou R$ 5,6 bilhões.

O ticket médio registrado neste Natal foi de R$ 205, o que também representou um aumento de 8,5% em relação ao ano passado (que foi de R$ 189). As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 105, o que significa um aumento de 2,9% frente ao ano anterior (R$ 102).

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/no-natal-e-commerce-apresenta-alta-de-vendas-de-184-mostra-cielo

Download

Deixe um comentário