Com as inúmeras mudanças de comportamento das pessoas e o avanço expressivo da digitalização observados nos últimos anos, o cenário é de interação e de integração do varejo eletrônico com o físico, especialmente devido à forte tendência do omnichannel, que consiste em descentralizar os canais de atendimento para oferecer a mesma experiência positiva tanto no ambiente online como no offline. O desafio é aproveitar os multicanais e implementar uma logística eficiente e ágil a um custo competitivo, que atenda a essa cadeia de suprimentos, ou supply chain, na tradução literal da língua inglesa.
A descentralização da logística é essencial para que esses objetivos sejam atendidos, bem como a implementação do conceito de ship from store (cujo significado é emitir as mercadorias diretamente da loja). De fato, essas já são realidades no planejamento das indústrias e dos varejistas, mas que podem ter seus processos aperfeiçoados em favor da melhor experiência do consumidor.
Aumento da relevância da logística
A logística vem ganhando relevância dentro dos negócios porque as prateleiras físicas e da internet, reforçadas pelo grande volume do e-commerce, passaram a ofertar um número muito maior de produtos, diferentemente do que era no passado não tão distante, em que a quantidade de itens vendidos era bem menor, e a cobertura de estoque, mais longa. Isso permitia que a logística fosse lenta e ineficiente, pois as margens de lucro eram maiores dentro da cadeia.
Atualmente, com a quantidade infinita de produtos ofertados, e as indústrias e o varejo se conectando mais diretamente com seus consumidores, a busca de competitividade, de agilidade e eficiência logística tornou-se uma necessidade para que não haja quebra de estoques, falhas de armazenamento e falta de rapidez no atendimento, especialmente nos transportes de mercadorias.
O setor de e-commerce e a logística B2C, particularmente, vêm passando por um processo relevante de transformação. Houve um crescimento de vendas muito acelerado nos últimos anos de pandemia e, ainda que em 2022 esse crescimento tenha sido mais modesto, o comércio eletrônico permanece em constante ebulição, exigindo prazos de entregas não mais medidos em dias, mas em horas. Dessa forma, o varejista só vai acompanhar as mudanças com soluções logísticas muito mais eficientes.
Desafios para os próximos anos
Por conta desse cenário e de novas exigências na logística, os próximos anos serão desafiadores e, até por isso, os processos relacionados à descentralização e ao conceito de ship from store precisam ser incrementados. Por exemplo, com mais pontos de estoques para atender à demanda omnichannel oriundos não só de filiais, mas de parceiros logísticos que ofereçam soluções OOH (Out Of Home, fora de casa), que incluem os PUDOS (os pontos Pick up Drop Off) e os lockers. São opções que elevam a capilaridade de entregas e a proximidade com os consumidores, além de reduzirem os prazos com custos competitivos.
A tecnologia e a inovação também ajudarão a aperfeiçoar a logística, pois a tendência é de que cada vez mais elas estejam embutidas nos processos e nas soluções de transportes. Todas as grandes empresas de transportes e logística têm um porcentual importante dos seus investimentos em inovação tecnológica, justamente para acompanhar essa evolução do mundo digital e do e-commerce, e para que não haja descompassos em momentos de intersecção com o mundo físico.
Portanto, neste momento de interação e de integração do varejo físico com o virtual, as transportadoras e os operadores logísticos, apoiados em tecnologia e soluções inovadoras para aprimorar as entregas e coletas do omnichannel, utilizam mais ferramentas para se relacionar com os clientes e atuar em favor da melhor experiência do consumidor.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/os-desafios-da-logistica-com-a-interacao-do-varejo-eletronico-com-o-fisico