O setor logístico renova as expectativas de crescimento para 2019, com isso, empresas voltam sua atenção para a melhoria de seus processos buscando atender consumidores cada vez mais exigentes, que demandam do setor mais agilidade e, em muitos casos, serviços exclusivos nas entregas. Esse novo comportamento transformou o setor logístico que aliado a empresas de tecnologia estão inovando na automatização dos processos de identificação e distribuição. Saiba mais no texto a seguir!
Entre as principais tendências para este ano se destacam a automação dos equipamentos, a Internet das Coisas (IoT) aplicada à Logística 4.0 e a sustentabilidade. Após um ano de recessão e de crise no sistema com a greve dos caminhoneiros, o setor de movimentação de mercadorias renova o folego apostando na produtividade e na eficiência.
Popularização dos AGVs
Robôs moveis autônomos são cada vez mais comuns nos pátios de Centros de Distribuições (CDs), isso porque conectados ao sistema da empresa, os autônomos realizam todo o trabalho de movimentação, transporte, transferência e armazenagem de materiais, gerando economia e mais produtividade.
A robotização também chegou na indústria farmacêutica. Recentemente a Onofre inaugurou em São Paulo uma estrutura de distribuição 100% automatizada. O investimento foi proporcional a abertura de 50 novas lojas.
Com o novo Fullfilment Center, processos que levavam cerca de uma hora, a partir da entrada do pedido até o seu empacotamento e disponibilidade para ser entregue foi reduzido para cerca de cinco minutos. A automatização do centro de distribuição proporcionou atender grande parte da cidade em quatro horas e até 90 minutos para entregas Superexpressas.
Solução inovadora para Gestão Logística: hunter™ IoT Visibility Manager
A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.
Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.
Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:
- Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
- Comanda abertura e fechamento de portas;
- Comanda circuitos fechados de TV;
- Envia mensagens por SMS;
- Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
- Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
- Monitora abertura e fechamento de lacres;
- Realiza integração entre componentes.
Fonte: gtpautomation.com