Pesquisa: para 48% das PMEs brasileiras, vendas online trazem mais da metade da receita

Em sua mais recente pesquisa global, a GoDaddy descobriu que a importância de ter uma presença online é reconhecida pelos pequenos e médios empreendedores, principalmente no Brasil. Globalmente, 64% dos proprietários de pequenas empresas disseram que obtêm até metade de sua receita anual com canais de vendas online — e 37% relataram que obtêm de 51% a 100% de sua receita com esses canais.

No Brasil, 52% dos entrevistados disseram que obtêm até metade de sua receita com vendas online. Os demais 48% dos entrevistados, inclusive, garantem mais de 50% de sua receita por meio do digital.

Força online das PMEs no Brasil é destaque global
Interessante compreender que há um número significativamente maior de PMEs no Brasil que obtêm mais da metade de sua receita com vendas online quando comparado a outros países pesquisados (independentemente de seu nível de desenvolvimento). O Brasil, por exemplo, está à frente dos Estados Unidos (33%), Colômbia (33%) e Espanha (29%).

Da mesma forma, 61% dos entrevistados em todo o mundo relataram usar um site, uma loja online ou uma combinação deles como canal de vendas. A mídia social é seguida de perto neste quesito, com 58% de uso em todo o mundo. No Brasil, 43% das PMEs usam o mobile para divulgar os negócios, frente a 34% globalmente.

Canais de impacto para as PMEs
No Brasil, porém, as pequenas empresas pesquisadas relataram que seus três principais canais de vendas são rede social (59%), mobile (48%) e e-commerce (36%). Sobre os canais para melhor impactar o crescimento do negócio, os dados foram:

Redes sociais: 42%

Tráfego orgânico: 38%

Publicidade no Google: 29%

Vender em um e-commerce: 26%

Ter uma loja física: 21%

Publicidade offline: 21%

Ter e-commerce próprio: 15%

Realizar campanhas de e-mail: 14%

Ter um blog: 11%

Conscientização do universo online
Sobre a relevância em participar do mercado digital, 66% das empresas globais pesquisadas disseram que é muito importante para elas aumentar a conscientização sobre isso. Para tanto, destacaram a publicidade nas mídias sociais, ter um site de negócios e conduzir estratégias de marketing online não pagas como suas principais escolhas.

Por outro lado, a expansão do conhecimento tecnológico e a implementação de soluções digitais são as principais preocupações das PMEs brasileiras (68% contra 60% globalmente). “As PMEs brasileiras reconhecem o que é necessário e se adaptam à tecnologia e às ferramentas digitais para ajudar a tornar seus negócios um sucesso online”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

O levantamento da GoDaddy foi conduzido pela Advanis em março de 2023 no Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, México, Filipinas, Cingapura, Espanha, Tailândia e Estados Unidos. Os critérios de amostragem foram pequenas empresas, definidas com base no número de funcionários, variando de uma a 50 pessoas. Para este estudo, foi pesquisado um total de 4.682 empreendedores e proprietários de pequenas empresas, sendo 540 deles no Brasil.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-para-48-das-pmes-brasileiras-vendas-online-trazem-mais-da-metade-da-receita

Deixe um comentário