Pesquisa do Serasa Experian mostra que maioria dos digital shoppers é composta por jovens e 66,7% são mulheres.
Quase meio milhão de brasileiros podem ser considerados digital shoppers de artigos de moda, isto é, consumidores digitais que tendem a fazer compras pela internet com frequência de produtos, como roupas, sapatos e acessórios, em marketplaces ou e-commerces. Os dados são da Serasa Experian que divulga, na Semana do Consumidor, os resultados da pesquisa sobre o perfil de compradores em plataformas online.
Entre os 480 mil digital shoppers com foco em produtos de moda, as pessoas que se declaram mulheres representam 66,7% do conjunto que mais compra digitalmente, enquanto homens são 32,6%. A maioria desses compradores digitais tem idades entre 25 e 29 anos (19,5%). Aqueles com 70 anos ou mais são os com menor incidência (0,7%).
Na análise por classe social, do total de compradores digitais mais assíduos, 52,1% são da classe C. Considerando que a população do Brasil possui 37,3% de pessoas nesta classificação, o volume de digital shoppers desse conjunto é cerca de 15 pontos percentuais acima da média populacional, o que denota uma predileção maior nessa classe social para o comportamento, quando comparada com as demais. Pelos dados do levantamento, a classe B é a segunda do ranking que mais compra online (24,46%) e a classe D (20,08%) fica em terceiro. A predileção pelo e-commerce é bem menos intensa entre os públicos A e E, que representam respectivamente,1,15% e 2,19% dos digital shoppers por renda.
“A pandemia foi o divisor de águas para potencializar o comércio eletrônico, que converteu até os consumidores mais resistentes às compras on-line. Essa nova ordem mundial abriu portas para que grandes empresas, de diversos segmentos, pudessem ampliar suas vendas online, destacando-se aquelas que conseguiram entender e segmentar seu público-alvo de forma mais assertiva. Para impulsionar esses negócios, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos que otimizam o direcionamento de campanhas de vendas e marketing, auxiliando cada empresa a chegar ao grupo de pessoas que mais importa para si: os propensos a converter”, avalia Isabela Torres, diretora de Marketing Services da Serasa Experian.
Na hora de pagar as compras
O levantamento mostrou que 46,8% dos compradores digitais frequentes buscam bons preços e, por isso, as ofertas com desconto são as que mais os atraem.
Um outro recorte do estudo revelou que, considerando o total de compradores digitais no Brasil, 9 em cada 10 (86,6%) usam, constantemente, cartões de crédito para finalizar as transações – número bem acima da média da população brasileira adulta, em que apenas 48% utilizam o meio de pagamento com frequência.
Localização
Na visão por localidade, a pesquisa revelou que o Sudeste é a região que concentra a maior parte desse grupo (50,8%), seguido pelo Nordeste (21,9%), Sul (13,3%), Centro-Oeste (8,6%) e Norte (5,5%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia, contra as menores incidências identificadas em Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.
Metodologia
Para realizar a pesquisa “Perfil dos Compradores Digitais no Brasil”, foram analisados dados presentes no Polis, plataforma de insights e estudos de mercados da Serasa Experian em novembro de 2023. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação dos filtros “usuários de marketplace e e-commerce” atrelados ao perfil de “compradores de artigos de moda”, captados pelas ferramentas de inteligência de dados da Serasa Experian.
Fonte: “https://mercadoeconsumo.com.br/13/03/2024/ecommerce/quase-meio-milhao-de-brasileiros-compram-artigos-de-moda-com-frequencia-na-internet/”