Empresa criou plataforma online de vendas e gestão para pequenas e médias empresas que operam em pequenas cidades e regiões periféricas do país.
A startup Dolado, que desenvolveu uma plataforma online de vendas e gestão para pequenos e médios varejistas, anunciou um aporte de US$ 2,2 milhões em rodada liderada pela Valor Capital Group. A rodada contou também com a participação da Global Founders Capital, Provence e Norte Capital, além de investidores-anjo de empresas como iFood e Stone, e sócios de fundos internacionais como Lightspeed Ventures e Expanding Capital. A informação foi antecipada com exclusividade para PEGN.
Com os recursos, a empresa fundada em julho de 2020 por Guilherme Freire, Khalil Yassine e Marcelo Loureiro irá investir em tecnologia e desenvolvimento de produto. A proposta do negócio é oferecer uma plataforma online de vendas e gestão para varejistas que operam em regiões periféricas e pequenas cidades. Apesar da alta oferta de serviços desse tipo, a Dolado traz uma proposta diferente para o segmento.
Para chegar à solução, a empresa fez pesquisas de mercado e buscou parceiros que já atuavam dentro do segmento. Nesse processo, obteve dados de mais de 5 mil lojistas e conseguiu apoio de líderes comunitários. “Foi um trabalho de conhecimento e estruturação, para que pudéssemos desenvolver um produto excepcional”, diz Guilherme Freire, cofundador e CEO da Dolado. O principal objetivo da empresa é acabar com o famoso “caderninho”, no qual muitos empreendedores controlam as finanças do negócio. “Queremos que esse empresário conte com a ajuda de ferramentas digitais”, afirma Freire. Além disso, a plataforma funciona como um marketplace, no qual lojistas podem vender seus produtos.
O MVP (mínimo produto viável) da startup foi lançado este mês, e está sendo usado por 3 mil empresários de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, Cubatão (SP) e Campo de Goytacazes (RJ). Por enquanto, a empresa não cobra nada dos lojistas. O objetivo é chegar a 5 mil clientes ainda este ano. Para faturar, a Dolado irá cobrar um valor dos parceiros cujos serviços sejam utilizados pelos varejistas dentro do marketplace, como empresas de maquininhas de cartão.
O dinheiro do aporte também será usado para a criação de conteúdo educacional para os varejistas parceiros. “Esse é um ponto muito importante”, diz Freire. Na sua visão, a empresa só terá sucesso se os lojistas dominarem os conceitos básicos da gestão de um negócio. Para garantir essa capacitação, a Dolado tem promovido encontros presenciais e virtuais.
Fonte : revistapegn.globo.com