De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, a pandemia da covid-19 continua a impactar as vendas no Varejo brasileiro. Em fevereiro recuaram 17,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou queda de 9,9%. A queda nas vendas seria menor se desconsiderados os efeitos de calendário. Isso porque em 2020, ano bissexto, o mês de fevereiro contou com um sábado a mais de comércio. Sem tais efeitos, o índice do mês apresentou queda de 13,5%, descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o ICVA apresentou retração de 5,9%.
Os setores que apresentaram maiores desacelerações foram Turismo e Transporte, Postos de Gasolina e Móveis, Eletro e Departamentos. Supermercados e Hipermercados e Livrarias, Papelarias e afins apresentaram aceleração frente a fevereiro do ano passado. “A pandemia continua impactando o varejo.
Depois da recuperação observada até outubro, já estamos no quarto mês seguido de queda, voltando ao patamar de agosto. Um dos poucos segmentos com variação positiva foi o de Supermercados e Hipermercados. O grupo de Serviços, em especial o setor de Turismo e Transporte, permanece com a maior queda, refletindo o impacto das medidas de restrição em todo o país”, afirma o Head de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi.
Fonte : novovarejo.com.br