Após entrar em pagamentos, WhatsApp testa oferta de crédito e seguros

Aplicativo começou a experimentar novos serviços financeiros na Índia, onde também testou o WhatsApp Pay antes de trazê-lo ao Brasil.

Recentemente, o WhatsApp trouxe ao Brasil seu sistema de pagamentos, mas o aplicativo quer ser muito mais do que isso. No último dia 22, durante a Global Fintech Fest, a empresa anunciou seus planos para a Índia que tornam o app praticamente um banco digital.

O aplicativo pretende oferecer serviços de crédito, seguros e produtos de pensão, mirando principalmente o público de baixa renda nas áreas mais distantes dos grandes centros urbanos indianos. Para isso, o WhatsApp trabalha com uma série de instituições financeiras e bancos do país e deixa claro que funciona apenas como um intermediário; a iniciativa é dos próprios parceiros e a decisão de aderir aos serviços é dos usuários.

A parceria com o WhatsApp tem se mostrado frutífera para os bancos. Como relata o site TechCrunch, instituições como ICICI Bank e Kotak Mahindra conquistaram 3 milhões de clientes graças à parceria com o aplicativo.

A ideia dos envolvidos é ajudar a bancarizar não apenas indivíduos, mas também ajudar a digitalizar pequenas e médias empresas no país. “Mesmo uma conversão pequena da demanda se traduzirá em uma infusão de grandes economias no sistema financeiro”, diz Abhijit Bose, diretor do WhatsApp na Índia.

O plano é uma aposta ambiciosa e que tem algum fundamento. Os bancos têm grande dificuldade de penetração e uma série de obstáculos que dificultam a abertura de contas e uso dos serviços bancários. O WhatsApp, por outro lado, é o aplicativo mais usado no país, com mais de 400 milhões de usuários, proporcionando um alcance que outros serviços dificilmente conseguiriam alcançar.

Fonte : negociosdisruptivos.com

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