Tecnologia deve mudar diversos setores da economia no mundo, aumentando produtividade das empresas de maneira dramática.
A inteligência artificial tem o poder de mudar o mundo nos próximos anos. Com uma gestão de dados inteligente, empresas deverão ter ganhos de produtividade imensos na próxima década por conta dessa implementação.
O setor de varejo não é uma exceção, e deverá ver grandes mudanças nos próximos anos com essa tecnologia. Empresas, sejam elas do varejo físico ou de e-commerce, deverão ter a oportunidade de implementar ela de diversas maneiras possíveis, através de diversas soluções que estão sendo desenvolvidas por grandes empresas e startups.
Grande ajuda para empresas e vendedores, a inteligência artificial pode melhorar todos os processos – de maneira definitiva -, aqui estão algumas formas em que a implantação dessa tecnologia pode ser transformadora.
Decidir mudanças de estratégia
A inteligência artificial pode ser uma excelente ajuda para decidir por mudanças em suas estratégias. Com insights de dados, ferramentas de IA podem realizar mudanças proativamente nas estratégias de marketing e comercial de uma empresa, principalmente pequenas otimizações. A inteligência artificial consegue entender perfeitamente o que está funcionando e o que está fracassando.
Varejo digital adaptado
Sites e aplicativos inteligentes podem reconhecer e compreender o hábito dos clientes e personalizar as suas ofertas de acordo com isso. A IA entende o que o consumidor pode querer com base no que usuários similares fizeram anteriormente e percebem até mesmo se ele precisa de um desconto para finalizar a compra.
Gestão de estoque e melhoria de logística
A inteligência artificial pode também fazer com que a gestão de estoque dos lojistas seja muito mais eficiente, além de poder melhorar a gestão de logística interna de redes de lojas – prevendo onde cada item precisa estar em cada momento e o transporte mais eficiente.
Conversa interativa
Robôs com IA podem ser disruptivos em diversas maneiras. Isso vai permitir que cada site ou aplicativo tenha uma espécie de vendedor (ou atendente de SAC) dedicado ao cliente, ajudando-o em todas as etapas do processo, aumentando a conversão e a satisfação do consumidor.
A IA pode compreender as necessidades do consumidor e gerar um perfil de consumo único e fornecer publicidade personalizada — recomendações, recompensas ou até mesmo conteúdo específico para aquela pessoa, barateando o custo para atrair o consumidor certo.
Fonte : g1.globo.com