Triciclo importado da China está sendo incorporado à frota para uso nas capitais do Sudeste, Sul e Nordeste.
Com capacidade para transportarem até 600 kg de mercadorias e autonomia de 70 km, 90 triciclos elétricos estão sendo colocados nas ruas de grandes cidades brasileiras para serviços de entrega da B2W – que detém as marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato.
Conhecido como tuc-tuc – originalmente por conta do ruído de seu motor a combustão de dois tempos –, esse tipo de veículo derivado de motonetas se tornou célebre a partir dos anos 1960. E, embora tenha praticamente sumido das ruas da Europa (onde nasceu), manteve-se extremamente popular em países asiáticos.
Aqui no Brasil, onde chegaram a ser fabricados na mesma década de 1960, foram usados para entrega e, no Rio de Janeiro, ficaram famosos como os precursores dos atuais food-trucks, servindo de base para a venda de cachorro-quente nos calçadões das praias de Copacabana e Ipanema.
Agora, equipados com propulsão elétrica, esses simpáticos carrinhos estão voltando com força total. Além do baixo custo de manutenção e recarga, por seu tamanho e maneabilidade, eles se mostram perfeitos para os deslocamentos de curta distância (a chamada “última milha”) nas congestionadas ruas de nossas grandes cidades.
Bom para o meio ambiente
Segundo a BW2, os tuc-tucs elétricos foram adotados principalmente por sua eficiência de deslocamento, evitando emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuindo com as medidas contra a mudança global do clima, previstas na Agenda 2030 da ONU.
Espera-se que esses veículos representem cerca de 3 toneladas de CO2 a menos na atmosfera por mês, em substituição a modelos com motores a combustão.
A entrega com os tuc-tucs já vinha sendo usada experimentalmente nos últimos meses pela empresa na cidade de São Paulo.
O tuc-tuc elétrico em números:
Nome: Cicloway Formigão Baú
Origem: China
Acomodação: apenas para o condutor
Potência do motor: 2000 W
Bateria: 60V 50AH
Velocidade máxima: 30 km/h
Autonomia: 70 km
Capacidade de carga: até 600 kg
Fonte : icarros.com.br