Pagamento por WhatsApp facilita vida do consumidor e intensifica guerra por clientes

O que você precisa saber

  • O pagamento via WhatsApp foi lançado no Brasil e, aos poucos, vai chegar a todos os usuários da plataforma.
  • Para especialistas, a novidade traz ainda mais poder aos consumidores brasileiros e vai acentuar a guerra das empresas financeiras pelos clientes.
  • O serviço funciona com uso de cartões de bancos participantes das bandeiras Visa e Mastercard e os pagamentos são processados pela Cielo.
Com a chegada do Pix, as transações financeiras entre pessoas físicas passaram a ser instantâneas, sem custo e mais fáceis. O pagamento via WhatsApp, recém-lançado no Brasil, segue a mesma lógica, com a diferença de que não é preciso acessar um aplicativo de banco ou ler um QR Code: basta entrar na conversa com a pessoa escolhida e transferir o dinheiro.

Os especialistas ouvidos pelo 6 Minutos avaliam que a novidade traz ainda mais poder aos consumidores brasileiros, que estão em busca de serviços bons e baratos, e vai acentuar a guerra das empresas financeiras pelos clientes.

“A guerra que já existe por taxas mais competitivas no mercado financeiro vai ficar cada vez mais latente com a chegada do WhatsApp Pay”, afirma Peterson dos Santos, fundador da fintech Trio.

O Pix já tinha feito com que os bancos e fintechs promovessem ações de atração de clientes e, com o WhatsApp, o movimento deve ser parecido: todos os players vão querer que os clientes usem seus cartões para pagar com o aplicativo de mensagens.

André Barretto, fundador da Unike Technologies, afirma que, para as bandeiras de cartões e para as adquirentes (por enquanto só a Cielo está na operação), a novidade é ótima para aumentar o volume de transações financeiras. Segundo ele, as pessoas tendem a consumir mais quando têm serviços mais práticos. Se antes uma pessoa pagaria o cafezinho para a outra com uma nota, este tipo de transação pode facilmente ser feita por uma conversa do aplicativo de mensagens.

“A tendência é que as empresas de pagamento mudem a jornada de consumo, oferecendo experiências com menos atrito, mais simples. Hoje as pessoas estão buscando mais conveniência. O Pix já trouxe comodidade perto do que era fazer um DOC ou TED. O WhatsApp eleva esse patamar”, afirma Barretto.

Já os bancos perdem uma parte da receita que acumulam com as contas correntes. Em coletiva de imprensa nesta semana, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, disse que WhatsApp Pay e o Pix são ferramentas que os clientes querem, mas que impactam nas receitas dos bancos, por serem gratuitas – fazendo com que busquem mais clientes e novas fontes de receita.

O que as bandeiras dizem sobre a novidade? “Com acesso a diferentes possibilidades o consumidor poderá optar por aquela que lhe entrega maior valor agregado, seja pela disponibilização imediata de fundos, pela praticidade ou pela rapidez”, afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.

“Vivemos a era do empoderamento do consumidor. O cliente tem o controle na ponta dos dedos e vai escolher qual a solução que melhor lhe convém”, afirma Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.

WhatsApp Pay ou Pix? Para os especialistas, a nova funcionalidade não vai acabar com o Pix, vem para somar – principalmente porque existem diferenças entre elas.

A principal diferença entre os dois serviços é que o Pix precisa ser feito dentro do aplicativo do banco, enquanto no WhatsApp, é concluída diretamente na conversa. Ambas tecnologias são gratuitas e o dinheiro é transferido automaticamente.

Pagamento via WhatsApp Pix
Onde é feito Em uma conversa do WhatsApp Dentro do aplicativo do banco
Valor máximo de transferência R$ 1 mil por transação, com limite de R$ 5 mil por mês Varia de acordo com o banco e horário
Custo Gratuito Gratuito
Quando pode ser feito A qualquer momento A qualquer momento
Quem pode usar Pessoas físicas que já tiveram o serviço habilitado Qualquer pessoa física com conta bancária

A solução vai promover a inclusão financeira? Para os especialistas, sim. Jatobá diz que foi fundamental a inclusão de cartões pré-pagos no sistema para fazer com que mais pessoas consigam fazer transferências pelo WhatsApp – mesmo quem não tem conta em banco.

O serviço está disponível para clientes do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

“A solução impulsiona a inclusão digital e financeira, porque além ser uma solução com a experiência do usuário muito simples e fácil, chega ao mercado com uma capilaridade muito alta, já que o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado do país”, afirma Paro Neto – segundo o último levantamento do WhatsApp, realizado em 2017, existem 120 milhões de usuários brasileiros cadastrados na plataforma.

É possível que a solução também aumente a procura por bancos digitais – Barretto diz que pessoas que não tinham conta em bancos podem procurar o serviço em busca de cartões que funcionem no sistema de pagamentos do WhatsApp.

Segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard no ano passado, 75% dos consumidores brasileiros gostariam de fazer pagamentos em tempo real independentemente do prestador do serviço. Mais da metade (53%) dos entrevistados gostariam de fazer este tipo de transação por aplicativos de mensagens ou redes sociais.

 

Fonte : 6minutos.uol.com.br

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