Lucro da Via Varejo recua mais de 90% em 2021; vendas virtuais avançam

Já o lucro líquido operacional somou R$ 125 milhões entre outubro e dezembro, queda de 73,4% na base anual. No acumulado de 2021, porém, o indicador cresceu 32,2%, para R$ 538 milhões.

A receita líquida da companhia encolheu 14,2% na base anual, para R$ 8,12 bilhões. No acumulado de 2021, o indicador somou R$ 30,9 bilhões, alta de 6,9% no comparativo com 2020.

O volume bruto de mercadoria (GMV) teve queda de 6,9% na base anual, alcançando R$ 11,8 bilhões, refletindo a queda de 24,3% do GMV das lojas físicas entre outubro e dezembro. A Via, porém, encerrou 2021 com GMV total 14,9% acima do visto no ano anterior, a R$ 44,60 bilhões. As vendas nas lojas físicas recuaram 2,3% de janeiro a dezembro.

Já as vendas digitais brutas somaram R$ 6,56 bilhões, aumento de 9,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, atingindo 55,7% de participação no volume bruto de mercadoria total, avanço de 8,5 pontos percentuais (pp). No consolidado do ano passado, as vendas desse segmento avançaram 38,9%, para R$ 26,42 bilhões.

As vendas on-line, por sua vez, teve salto de 68% na base anual e somou R$ 1,7 bilhão em receita, com participação nas vendas on-line de 25,8%, alta de 8,9 pp no comparativo anual.

Já no critério operacional, o indicador somou R$ 734 milhões no último trimestre de 2021, subindo 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda ajustada subiu 1,8 pp, para 9%. Entre janeiro e dezembro, o Ebitda ajustado operacional ficou 9,8% acima do visto no ano anterior, a R$ 2,47 bilhões, com margem de 8%, ligeira alta de 0,2 ponto percentual.

Segundo a Via, os resultados melhores de Ebitda foram em função de ganhos de produtividade e controle de despesas. Os resultados no acumulado de 2021 refletiram ajustes não recorrentes relacionados à atualização dos processos trabalhistas, que somaram R$ 93 milhões no trimestre e R$ 1,1 bilhão no ano.

A varejista ressaltou que fez investimentos recordes em 2021, de R$ 1 bilhão e mais que o dobro do ano anterior, no qual 60% foi destinado aos projetos de tecnologia e logística para suportar o crescimento da digitalização da Via. No quarto trimestre, os investimentos somaram R$ 379 milhões.

Fonte : https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/03/09/lucro-da-via-varejo-recua-mais-de-90percent-em-2021-vendas-virtuais-avancam.ghtml

Download

Deixe um comentário