Como o rastreio de encomendas influencia na fidelização de clientes no e-commerce

Em um mercado crescente e conectado ao e-commerce, manter o cliente informado sobre a compra – desde a confirmação do pedido até a entrega do produto – representa uma grande vantagem sobre a concorrência.

Neste artigo, você vai aprender sobre a importância de ter um processo logístico eficiente e entender como o rastreamento de encomendas influencia na fidelização de clientes do seu e-commerce. Boa leitura!

Entenda a importância do rastreio de encomendas no e-commerce
O ano de 2022 começou com um dado impressionante: de acordo com uma pesquisa feita pela Statista, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% em relação ao ano anterior. E a expectativa é de que entre 2022 e 2025 haja um crescimento das compras online de 20,73% ao ano.

E em outro estudo, a Opinion Box revelou que 36% do público nunca mais faria uma nova compra com uma marca que atrasou a entrega.

Esses dados reforçam a rápida expansão do e-commerce no Brasil e apontam para um potencial de crescimento gigantesco.

Nesse cenário, o rastreio de encomendas surge como uma ferramenta importante para agilizar o processo logístico e ajudar lojistas a manterem suas entregas sob controle, além de minimizar a ansiedade do consumidor que, cada vez mais, quer acompanhar em tempo real a atualização de status de sua entrega.

Mas como fazer o rastreamento de encomendas? Qual site de rastreamento usar? Como o rastreio de encomendas pode ser seu aliado no e-commerce? Falaremos sobre essas questões a seguir.

Seis motivos para usar o rastreio de encomendas no seu e-commerce
Você já deve saber disso, mas precisamos reforçar a informação: consumidores mudaram e estão cada vez mais exigentes. Principalmente quando falamos de compras online.

E quem trabalha com e-commerce sabe que a agilidade na entrega pesa muito na decisão de quem compra na internet.

Além de ajudar a conter a ansiedade da pessoa que comprou – e transmitir segurança -, fornecer informações sobre o andamento dos pedidos é a base de qualquer estratégia focada na boa experiência da entrega de encomendas.

Mas por que fazer do rastreio de encomendas um diferencial da sua loja virtual?

Se há uma parcela da população que já está mais habituada a comprar online, por outro, há milhões de pessoas que estão descobrindo esse universo apenas agora.

Se na compra física a relação entre loja e cliente geralmente termina assim que a compra é finalizada, no ambiente online há toda uma logística para fazer com que o cliente receba o que comprou no tempo combinado (e sem avarias).

É por isto que o rastreamento de encomendas é tão importante: ele ajuda consumidores a passarem por essa fase de espera mais tranquilamente.

A seguir, confira os principais pontos que reforçam a importância de usar o rastreamento de encomendas no e-commerce. Veja só!

1. Conter a ansiedade de clientes
Mesmo que a pessoa que comprou na sua loja receba um prazo de entrega quando finalizar a compra, a ansiedade para receber a encomenda fala mais alto. Dessa forma, oferecer a possibilidade de a pessoa acompanhar o rastreio de encomendas é algo que pode ajudar.

É importante comunicar o cliente sobre cada atualização de status do pedido ou fornecer o código de rastreio para que ele faça isso por conta própria, se assim o desejar. Assim, além de controlar a expectativa de consumidores, lojistas também transmitem segurança e confiança.

2. Ajuda na adaptação de clientes ao meio digital
Milhares de brasileiros estão escolhendo comprar pela internet. Nesse caso, o rastreamento de encomendas ajuda a diminuir o choque que separa a compra física da compra online.

Para quem não costuma comprar em lojas virtuais e e-commerce, entender o processo de rastreio e saber que existe a possibilidade de acompanhar a movimentação da sua encomenda ajudam na adaptação desse novo modelo de consumo.

3. Agir rápido diante de problemas
Para lojistas, um dos maiores benefícios de rastrear encomendas é prestar atenção em movimentações incomuns e agir rapidamente para evitar mais danos. Por exemplo, se a encomenda demorar tempo demais parada em um lugar ou o status não atualizar por dias, pode ser sinal de que algo aconteceu e o pedido vai atrasar.

Nessas situações, é sempre importante se antecipar e comunicar o cliente antes que ele descubra por conta própria. Em um cenário como esse, o mínimo que o consumidor espera é informação e suporte do lojista.

4. Transmitir credibilidade
A cada ano, novos negócios entram no universo do e-commerce brasileiro. Um dos maiores desafios das novas lojas virtuais é conquistar credibilidade e confiança de quem compra pela internet. O rastreio de encomendas pode contribuir nesse aspecto, afinal ajuda a garantir ao cliente que ele vai receber o produto no prazo estipulado.

Quando tudo corre bem com a entrega, o marketing voluntário acontece e a reputação da loja começa a ser construída. O lojista pode ir além e acelerar esse processo, incentivando as pessoas a avaliarem o produto ou a loja virtual.

5. Evitar as reentregas
Quando a pessoa que comprou na sua loja está por dentro da movimentação da encomenda e sabe quando vai chegar, ela pode se preparar para receber o pacote ou informar alguém para fazer isso.

Esse cuidado evita as reentregas, que acontecem quando a transportadora tenta entregar a encomenda, mas não encontra ninguém no endereço combinado. Elas não são favoráveis e podem gerar custos extras na sua operação.

6. Reduzir custos na operação
É provável que você já tenha sentido na pele que lidar com reclamações ou dúvidas de clientes pode ser complicado, não é mesmo?

A boa notícia é que, com o rastreio de encomendas, o número de reclamações cai.

Quando você usa esse tipo de ferramenta no seu negócio, todas as informações sobre o pedido são enviadas diretamente para quem compra da sua loja.

Se houver qualquer problema, é só pesquisar no histórico de compras que a informação desejada será encontrada.

Esse é um tipo de serviço que automatiza o processo de entrega e ainda economiza tempo e dinheiro, o que torna viável investir em outras ferramentas que aumentem a fidelização de clientes.

Agora que você já descobriu a importância de fazer o rastreamento de encomendas, aproveite as dicas para conquistar de vez a fidelidade de quem compra na sua loja virtual!

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-o-rastreio-de-encomendas-influencia-na-fidelizacao-de-clientes-no-e-commerce

Download

Deixe um comentário