Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce, apresenta o relatório Neotrust, o ‘censo’ do varejo online brasileiro. Desenvolvido em parceria com o E-commerce Brasil, o estudo transmite as principais tendências e resultados do setor a partir do mapeamento de maior abrangência no país.
Essa primeira edição do relatório mostra que, no semestre, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 32,1 bilhões, número que representa crescimento nominal de 16,3% em relação a 2018, quando foram registrados R$ 27,6 bilhões. O aumento no volume de pedidos e a variação positiva do tíquete médio ajudaram a impulsionar esse índice no período.
No primeiro semestre de 2019, 19,7 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online. A média, segundo os dados, é de 4 pedidos por consumidor. De acordo com os dados, o volume de compras na internet no primeiro semestre de 2019 registrou aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o número de pedidos foi 76,5 milhões.
Apesar do aumento considerável no volume de compras, o tíquete médio por pedido sofreu ligeira variação positiva. A retomada econômica lenta e o valor estável do frete no comércio eletrônico colaboram para esse resultado.
O relatório
O relatório será divulgado semestralmente. Além dos dados relacionados ao período, o conteúdo traz comparativos com o mesmo período de anos anteriores e uma série de outros dados que visam fornecer um panorama completo do varejo digital.
“Em um momento de oportunidades para o setor no Brasil, é fundamental poder contar com dados atualizados e de credibilidade. Nossa missão é valorizar cada vez mais esse setor, colaborando para a elaboração de estratégias eficazes dentro de todas as empresas que pretendem investir nesse mercado”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
O relatório contém mais de 10 categorias contempladas, entre elas:perfil do consumidor, compras por dispositivo (mobile e desktop), vendas por categoria, entre outros capítulos sazonais, como a Black Friday.
“Nossa proposta é a de oferecer dados atualizados que ajudem aos profissionais a criarem estratégias competitivas, para cada categoria, perfil de cliente e momento de compra online. Estamos muito gratos por fazer parte desta iniciativa para o fomento ao desenvolvimento do varejo digital.”, afirma, Vivianne Vilela, diretora executiva do E-Commerce Brasil.
Fonte: e-commerce Brasil