Solução de mensageria do Google aumentou as vendas da empresa em 10 vezes.
A Shopee, grupo de comércio eletrônico de Cingapura, adotou a solução de mensageria RCS, do Google, em um projeto realizado pela Pontaltech, empresa paulista especializada em comunicação omnichannel.
Conforme Felipe Yuzo, gerente de crescimento da Shopee, o objetivo foi melhorar a performance da companhia frente ao crescimento exponencial da marca, aumentando a variedade de canais de comunicação para seus consumidores.
“Como os recursos que estávamos utilizando deixaram de captar a atenção dos usuários, enxergamos a necessidade de investir em um canal mais interativo e atrativo que nos ajudasse a potencializar nossa comunicação”, explica Yuzo.
O RCS foi, então, implementado para o envio de mensagens aos usuários com um selo de autenticidade do negócio assegurado pelo Google. Por meio da solução, é possível inserir texto, imagens, vídeos, GIFs e outros recursos audiovisuais nas mensagens.
“Seguimos a estratégia de enviar mensagens com imagens e botões que direcionavam para o aplicativo, além de um cupom de descontos para despertar o interesse dos clientes para efetuar a compra”, detalha Carlos Secron, CEO da Pontaltech.
Para implementar a solução, duas bases de mensagens foram definidas. Uma destinada a novos usuários, com o objetivo de conversão na primeira compra, e outra focada na reativação de clientes que não haviam realizado nenhuma compra nos últimos 90 dias.
Para as duas bases, as mensagens são acompanhadas de um cupom de desconto.
Após o envio do segundo disparo para mais de 98,4 mil usuários, a aderência das mensagens enviadas via RCS atingiu 55%, com 95% de taxa de entrega conquistada.
Além disso, a empresa registrou 20% de respostas efetivas, uma taxa de respostas quatro vezes maior e um aumento de 10 vezes em vendas em comparação com os outros canais utilizados.
“A ferramenta nos proporcionou uma performance excelente com nossos usuários. Continuaremos investindo nesse recurso para proporcionar uma comunicação mais rica, segura e interativa com nossos usuários”, finaliza Yuzo.
Fundada em 2015, a Shopee é considerada uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mercado internacional e faz parte da Sea, líder de mercado no sudeste asiático e em Taiwan, avaliada em US$ 70 bilhões.
O e-commerce chegou ao Brasil em 2019. No país, já soma mais de 100 milhões de downloads do aplicativo e mais de 3 milhões de lojistas.
Já a Pontaltech foi fundada em 2011 e atua na comunicação omnichannel para empresas, com mais de 10 soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS e agentes virtuais.
Atualmente, lista 140 funcionários em seu LinkedIn e mais de 400 clientes atendidos. Entre eles, estão Ademicon, Lojas Edmil e Box Delivery.
‘https://www.baguete.com.br/noticias/18/12/2023/shopee-adota-rcs-com-pontaltech