Sequoia reforça operação na última milha para crescer 80% em 2019

A Sequoia, um dos maiores operadores logísticos de varejo e tecnologia, investe na expansão de suas operações de Last Mile e estima crescer cerca de 80% neste ano. Controlada pelo fundo americano Warburg Pincus desde 2014, a companhia gastou R$ 100 milhões com compras este ano. Em janeiro, adquiriu a TexLog, líder de entregas no Rio de Janeiro, e nesta semana, fechou a compra da líder de logística no segmento de e-commerce no Nordeste.

O nome da empresa, porém, só será divulgado após a aprovação do negócio pelos órgãos de defesa da concorrência. Para promover ganhos de escala e redução dos custos de operação, há um movimento de consolidação das companhias logísticas como um todo, não só no segmento de comércio eletrônico.

“A última milha pode representar 60% do custo do frete, por isso, continuamos olhando o mercado em busca de novas oportunidades para reforçar a presença no last mile (termo em inglês para designar o trecho final da entrega)“, afirma Armando Marchesan Neto, presidente da Sequoia.

Segundo ele, a empresa já armazenava e transportava encomendas do comércio online no Nordeste, mas com a aquisição, aumenta a capilaridade na região e chega até o Norte.

A partir de agora, a companhia passa a ter presença em todo o país. A Sequoia entrega 2 milhões de encomendas por mês, das quais 5% no mesmo dia. Entre seus 78 clientes estão marcas como Lojas Renner, C&A, Camicado, Luiza, Amazon, Natura e Nespresso, entre outros.

Depois das aquisições da Yep Log, especializada em logística e TI, e da TexLog, do setor de entregas expressas, e mais a que está em andamento, Marchesan diz que o faturamento da empresa deve crescer neste ano 80% e atingir R$ 800 milhões, depois de ter aumentado 20% em 2018. Para 2020, a expectativa é faturar mais R$ 1 bilhão, por conta dos novos clientes e contratos assinados.

Fundada em 2010 para atender exclusivamente o mercado do comércio eletrônico, a empresa recebeu aportes do fundo brasileiro BR Partners e do fundo de investimentos americano Warburg Pincus, o que possibilitou a compra da Celote, que a tornou líder no segmento de logística para a moda. Nos segmentos de material educacional e sistemas de ensino, e no de logística para empresas de vendas diretas de cosméticos, o grupo entrou de forma orgânica a partir de 2014.

Desde 2017, o grupo vêm ganhando corpo nas vendas pela internet, principalmente no omnichannel que, a grosso modo, se baseia em estudos e pesquisas de comportamento dos consumidores com o escopo de formular as melhores soluções para as demandas como o same day, que corresponde às entregas no mesmo dia, e o next day, com entregas 24 horas depois.

“Com os estoques integrados, os dois lados da movimentação saem ganhando, tanto a empresa, que não deixa de vender o produto, quanto o consumidor que, em boa parte das vezes, está procurando certo imediatismo na compra e deseja ter sua aquisição em mãos o mais rápido possível”, diz Marchesan.

Localizada em Embu das Artes, numa posição estratégica, próximo ao Rodoanel e às principais rodovias de São Paulo, a Sequoia desempenha atividades de logística integrada, fornecendo serviços de armazenagem, execução e transportes para empresas e consumidores nos setores de varejo, financeiro, cosméticos, educação, e-commerce, telecom e meios de pagamentos.

Com 2,5 mil funcionários, a companhia realiza mais de 50 mil entregas por dia e recebe 25 milhões de pedidos por ano do E-commerce, operando cinco hubs distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais, que equivalem a 100 mil m² de área de armazenagem.

Além do ecommerce, o grupo é líder no mercado de entrega de meios de pagamento com as maquininhas de cartões, responsável pela logística integrada dos equipamentos que contempla desde armazenagem, instalação, troca, manutenção e logística reversa.

Fonte: Logística Brasil

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