Alibaba: e-commerce é a joia da coroa, mas serviços precisam de polimento

O Dia do Investidor do Alibaba 2019 chegou e passou sem nenhum alarde que marcou as comemorações dos 20 anos do Alibaba em setembro. De fato, o Dia do Investidor da empresa foi tão baixo que dificilmente afetou o preço das ações da empresa, que subiram 3% por semana após os anúncios relevantes.

O Dia do Investidor deste ano, organizado pelo CEO Daniel Zhang e pelo CFO Maggie Wu, consistiu em 13 apresentações cobrindo mercados, logística, varejo, nuvem e serviços financeiros, segundo reportagem do site Technode.

Em conjunto, as apresentações mostraram o aperto cada vez maior do Alibaba sobre as carteiras dos consumidores. Todos os indicadores mostram que o Alibaba é o principal agente de comércio eletrônico e pagamentos, e a questão operacional é o que apoia ou dificulta a conversão dessa liderança no domínio da O2O.

Primeiro, alguns números da linha superior: Os mercados do Alibaba agora registram 693 milhões de consumidores ativos anuais. Se esse número for preciso, significa que cerca de 80% dos usuários de internet da China estão ativos em uma ou mais dessas plataformas.

Cerca de 20% dos consumidores ativos anuais nos mercados de varejo do Alibaba gastam mais de RMB 10.000 (US $ 1.400) por ano. Isso é 1,5 vezes o salário médio mensal na China.

Essa base de usuários, além de um forte crescimento em outras unidades de negócios, significa muito dinheiro.

O Alibaba aumentou sua receita em sete vezes nos últimos cinco anos, o que supera os pares digitais nos Estados Unidos e na China (veja a figura abaixo).

E, mesmo quando você retira os recursos de negócios adquiridos ou consolidados no último ano, esse momento continuou nos últimos doze meses.

Os mercados de varejo da Alibaba ainda têm espaço para adicionar usuários. O Alibaba ainda tem um caminho a percorrer para conectar os compradores do mercado a outros serviços em seu ecossistema.

Crescimento no tanque

A China tem cerca de 850 milhões de usuários de internet, mas nem todos tentaram fazer compras online, de acordo com o Centro de Informações da Internet na China. Em seu relatório de agosto, o centro contava com cerca de três quartos dos usuários de internet móvel como usuários de comércio eletrônico e pouco menos da metade como usuários de entrega de comida sob demanda.

A QuestMobile calcula que há uma boa disseminação desses possíveis usuários de comércio eletrônico em diferentes níveis da cidade — cerca de 74 milhões nas cidades de primeiro e segundo níveis e 128 milhões nos níveis três e abaixo.

Para colocar isso em perspectiva, a JD (terceira maior empresa de comércio eletrônico da China) possui aproximadamente 320 milhões de clientes ativos.

Além disso, a AgencyChina utilizou a modelagem demográfica para estimar que outros 170 milhões de usuários chineses da internet entrarão online nos próximos cinco anos.

Somados, isso significa que há potencialmente entre 360 ​​e 380 milhões de compradores online que estão à beira de fazer compras online ou que estarão em um futuro muito próximo. Embora haja uma briga pela frente pelas mentes e carteiras desses consumidores, o crescimento do comércio central da Alibaba ainda tem muita pista restante.

Conectando o ecossistema?

A capacidade do Alibaba de conectar compradores do mercado a outros serviços em seu ecossistema é uma proposta de copo meio cheio ou meio copo vazio, dependendo da sua perspectiva.

Segundo os relatórios, 25% dos consumidores ativos anuais da Alibaba estão ativos em sua plataforma de entrega de alimentos sob demanda Ele.me e no serviço de descoberta de estilo de vida Koubei. Um pouco menos da metade dessa proporção (12%) está pagando assinantes da Youku, a plataforma de mídia e entretenimento digital de Ali.

Nesse momento, se você é do tipo meio cheio de vidro, ficará bastante satisfeito com o nível atual de penetração e otimista de que o Alibaba fortalecerá sinergias em todo o ecossistema ao longo do tempo.

No entanto, se você é um pouco mais pessimista, está olhando para esses números e pensando que algo não está certo. Duas explicações possíveis vêm à mente:

As propostas fora dos principais mercados de mercado e plataforma de serviços financeiros do Alibaba não são suficientemente fortes para atrair e reter clientes principais de comércio; e ou A integração entre proposições não é forte o suficiente. O cruzamento de consumidores em todo o ecossistema Alibaba é algo para acompanhar o futuro.

Lutas de consumidores locais

A unidade de negócios de serviços locais da Alibaba abrange a plataforma de entrega de comida sob demanda Ele.me e o diretório de descoberta de estilo de vida Koubei, que se fundiu no ano passado.

A apresentação do Dia do Investidor da Alibaba e os ganhos trimestrais subsequentes não forneceram muitos detalhes sobre o desempenho de seus negócios de serviços locais, além do que é legalmente exigido divulgar.

A partir disso, podemos pelo menos compreender que os 245 milhões de usuários anuais em transações do Ele.me são significativamente menos do que os 423 milhões do Meituan.

No entanto, o crescimento das transações ano a ano de cada jogador é praticamente igual (Ali afirma 40% e Meituan, 30%). Isso significa que o Ele.me, mesmo com sua ligação com o Koubei, é a segunda empresa no setor de alimentos e serviços sob demanda.

Essa é uma boa notícia para o preço das ações da Meituan, que dobrou desde janeiro deste ano. Isso indica que o mercado está cada vez mais convencido sobre a aderência da Meituan ao mercado de entrega de alimentos e sua capacidade de alavancar seu mercado de serviços para gerar lucro.

Ao mesmo tempo, o mercado deseja saber o que a listagem secundária de Ali em Hong Kong significa para a disputa de serviços.

As ações da Meituan caíram 7% desde que surgiram as notícias de que o Alibaba está de olho em uma lista no final de novembro na ordem de US $ 15 bilhões. Presumivelmente, alguns desses fundos podem ser usados ​​para alimentar uma “guerra de subsídios” adicional para prender consumidores e comerciantes de Meituan.

Ações da Alibaba sobem 7% no IPO de Hong Kong

Investidores e mercados há muito tempo veem o Alibaba como um indicador para a economia em geral da China. No entanto, a apresentação do Alibaba Investor Day e os ganhos trimestrais subsequentes mostram que o atalho mental deve ser rejeitado.

De fato, os mercados da Alibaba superam substancialmente a “economia real”. As vendas no varejo na China cresceram apenas 8,2% no acumulado do ano e as vendas online em 17% — enquanto o crescimento da receita de comércio principal da Ali (não totalmente comparável) é de 40%. Tente mastigar isso e veja como o mercado se parece.

 

Fonte : ecommercebrasil.com.br

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