O Facebook anunciou que vai lançar o “Shops”, um serviço que vai permitir às empresas apresentarem e venderem os seus produtos através da sua plataforma. Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, a “Shops” vai ser uma ferramenta para as pequenas empresas, principalmente as que tiveram de fechar por causa da pandemia do Covid-19.
Atualmente, o Facebook já permite que se façam vendas na sua plataforma através de um marketplace lançado em 2016 e que permite que os membros da rede social vendam objetos pessoais uns aos outros, à semelhança do que acontece com sites de anúncios classificados. Com a “Shops”, um serviço que é dirigido a empresas, estas vão poder vender aos seus clientes através da app, o que significa que o Facebook vai começar a posicionar-se como um concorrente de retalhistas online como a Amazon.
Este novo impulso do Facebook para aumentar a oferta de soluções de e-commerce, segue-se ao lançamento no ano passado de possibilidades limitadas para vendas na plataforma Instagram e no WhatsApp.
O “Shops” do Facebook, vai integrar todos estes esforços, permitindo que as empresas possam criar uma única loja online, acessível via Facebook e Instagram. “O nosso objetivo é permitir uma experiência de compra linear, que permita a qualquer pessoa, desde o proprietário de uma pequena loja até uma marca global, utilizar as nossas apps para se ligarem aos clientes,” afirmou Mark Zuckerberg num vídeo em que anunciou o novo serviço.
À semelhança dos outros serviços do Facebook, este novo serviço também será gratuito. A empresa espera ganhar dinheiro através do impulso que os seus sites vão receber pelo maior tráfego, o que fará crescer as receitas publicitárias.
A empresa tenciona lançar mais novidades, para facilitar as compras via as suas apps. O lançamento deste novo serviço não vai estar disponível de imediato em todos os mercados, mas tornar-se-á global dentro de alguns meses.
Fonte : logisticamoderna.com