A transformação digital é um projeto sobre pessoas e não sobre tecnologia

A mentoria de negócios é um fator importante para a transformação de ambientes e pessoas.

As pessoas precisam de transformação para tornarem-se mais ágeis, flexíveis, resilientes…

Ambientes precisam proporcionar suporte adequado a essas pessoas em transformação. Menos hierarquia, mais troca. Mais espaço para experimentar, testar e decidir. Mais oportunidades de tentar novos caminhos, fazer diferente, mudar.

Proporcionar espaço aos colaboradores para transformação é um dos principais pontos de retenção de talentos.

Profissionais presos em ambientes sem espaço para transformação anseiam por liberdade. Não conseguem render e buscam outras oportunidades. Não vivemos mais em um tempo de permanência e estabilidade. Vivemos em constante mudança e movimento.

É assim que muitos excelentes funcionários são “travados” ao serem “promovidos” para cargos gerenciais. As “responsabilidades” impedem que eles continuem em transformação. São usadas como “peso”.  A hierarquia travando a transformação pessoal e do ambiente.

E esse é um ponto chave da “não-transformação digital”.

Ambientes preparados para a transformação digital são ambientes onde o risco é bem aceito. Onde a experimentação é natural. Onde a agilidade na implementação de novos processos, em pequena escala, funciona. Onde a empresa acompanha tudo isso e consegue investir no que apresenta resultados, sem julgamentos precipitados ou avaliações baseadas em premissas antigas.

A transformação só funciona quando ocorre em todos os níveis do ambiente.

Ambientes digitais transformados são alcançados quando a necessidade de crescimento dos colaboradores encontra oportunidade. Quando colaboradores tem voz sobre como encontrar soluções e desenvolver novos produtos e serviços.

O desenvolvimento de um ambiente propício à transformação digital começa pelo entendimento das pessoas, de que mudar é preciso. Continua pelo ambiente propício a essa mudança. Mas aí a vem a pergunta… o que levou a essa necessidade de mudança? O aumento da complexidade do mundo.

O aumento da complexidade da sociedade, devido à explosão demográfica, nos trouxe até aqui. O crescimento e popularização da internet e das redes sociais causou uma revolução nas mídias ao permitir que todos falem com todos, todos possam ser ouvidos, todos possam manifestar seu pensamento e opinião. Isso causou mudanças sociais e também dentro dos ambientes corporativos. As ideias que agora não podem ser aplicadas dentro da empresa, podem ser transformadas em outros negócios. E eventualmente podem vir a concorrer com a empresa onde o dono da ideia teve a ideia!

Vivemos em um ambiente de velhas mídias, lutando contra a nova mídia. De corporações hierarquizadas, lentas e antiquadas, lutando para permanecer no jogo contra empresas ágeis e descentralizadas que não param de criar novas formas de fazer negócios.

O presente é novo e o futuro está em constante mutação. Esse futuro precisa ser entendido.

E para isso precisamos rever o passado. Vocês acreditam que essa é a primeira vez que a civilização passa por isso tudo!? Não é. Esse fenômeno já aconteceu antes. Algumas vezes. A cada vez que o sapiens modificou a mídia, ele transformou a sociedade.

Hoje, a Mentoria de Negócios é um fator importante para a transformação de ambientes e pessoas.

Através da mentoria, conhecimento e entendimento são transmitidos. A visão de negócios auxilia a aceitação, por parte da corporação, das necessidade de mudança para que não se perca competitividade e nem se deixe quebrar os laços com os públicos interno e externo.

É preciso que a corporação esteja atenta aos valores que o público está atribuindo a ela, para que possa reforçar ou corrigir o entendimento. O Mentor de negócios tem afastamento e experiência para ajudar a corporação a entender como ela precisa se transformar para manter seu mercado e a sua marca. Por que é importante que se diga: quem não se transformar perderá mais que mercado. Perderá a relevância, o valor.

*Por Paulo Braga Prado, Mentor de Negócios associado ABMEN, Diretor da By3 Comunicação+Desing, Conselheiro de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do RJ e Coordenador do RioInfo.

Fonte : itforum365.com.br

Deixe um comentário