Alibaba bate recorde com R$ 158,5 bilhões em vendas no Dia dos Solteiros

O Alibaba Group registrou mais de 268 bilhões de yuans (R$ 158,5 bilhões) em vendas durante a megapromoção do Dia dos Solteiros, superando o recorde do ano passado na maratona de compras de 24 horas, segundo informações do Infomoney.

Só na primeira hora, o gigante chinês de comércio eletrônico disse que as vendas do Dia dos Solteiros, sua blitz anual de compras, atingiram 91,2 bilhões de iuanes (R$ 53,8 bilhões), um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Estima-se que meio bilhão de consumidores da China, Rússia e Argentina entraram nos sites do gigante de comércio eletrônico para a compra de diversos itens, como dispositivos da Apple e Xiaomi. A empresa novamente organizou um evento televisivo em Xangai para promover a busca por pechinchas, desta vez estrelando Taylor Swift e a ícone pop da Ásia G.E.M. para aumentar as vendas.

O maior evento de compras do mundo se tornou um ritual anual para a maior empresa da Ásia, uma combinação de comercialismo e publicidade. Também conhecido como “Double 11”, porque a promoção é realizada em 11 de novembro, a campanha é acompanhada de perto por investidores interessados em medir o nível de consumo na China, onde o crescimento econômico ameaça ficar abaixo de 6% este ano.

Tensões no mercado

Segundo o Infomoney, as tensões entre Washington e Pequim ainda alimentam incertezas e afetam o comércio global. Entre as maiores empresas da China, a expectativa é de que o Alibaba se saia melhor em meio à instabilidade, graças ao crescente consumo online na segunda maior economia do mundo. No domingo, Alvin Liu, gerente-geral do Tmall, disse que o Alibaba não espera nenhum impacto em seus negócios de importação transfronteiriços em razão da disputa comercial em andamento.

Embora o Alibaba e rivais normalmente façam alarde sobre as vendas recordes após o evento, não está claro quanto as vendas de 11 de novembro realmente contribuem para os resultados, devido aos enormes descontos oferecidos. Um bom resultado, no entanto, poderia reforçar o esforço do Alibaba de levantar até US$ 15 bilhões em uma oferta de ações em Hong Kong este mês, segundo pessoas a par do assunto.

O Dia dos Solteiros surgiu como um antídoto chinês para o sentimentalismo em torno do Dia dos Namorados.

Agora, a data se tornou uma desculpa para gastar. No ano passado, as vendas do Alibaba subiram 27%, para 213,5 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 30,7 bilhões na época. Mais mercadorias são vendidas online durante o período de 24 horas do que durante a onda de compras de cinco dias nos EUA, que começa no Dia de Ação de Graças e termina na Cyber Monday.

Fonte : e-commerce Brasil

Download

Deixe um comentário