Amazon quer desenvolver sistema de pagamentos que utiliza apenas as mãos

Gigante de tecnologia vai testar terminais em que os consumidores vinculam às suas mãos as informações do cartão de crédito.

A Amazon planeja desenvolver um sistema que permite aos consumidores usar apenas suas mãos para efetuar pagamentos. A ideia, segundo o The Wall Street Journal, é instalar terminais em lojas físicas que permitam a vinculação de informações de cartões às mãos de cada consumidor. O objetivo é implementar esses terminais em cafeterias, restaurantes fast food e lojas de varejo.

De acordo com o jornal, o desenvolvimento do sistema ainda está em estágios iniciais, mas a companhia já está em negociações com emissores de cartões, como Visa e Mastercard. O sistema, batizado de Orville, será sincronizado com o Amazon Prime e fará a cobrança no cartão vinculado à conta, sem a necessidade de contato físico com o scanner.

A Amazon prevê que os clientes usem o sistema para vincular informações de cartões de débito ou crédito às suas mãos. A empresa estaria avaliando algumas opções de como colocar o projeto em prática.

De acordo com o Wall Street Journal, uma alternativa seria fazer terminais onde os clientes introduzissem seu cartão e, em seguida, tivessem suas mãos scanneadas pela máquina. Depois de cadastrado, bastaria utilizar as mãos para efetuar o pagamento no terminal.

A empresa de Jeff Bezos não se  pronunciou, mas o jornal apurou que a Amazon recentemente teria registrado um pedido de patente descrita como um “sistema de identificação biométrica sem contato”, que inclui “um scanner de mão que gera imagens da palma da mão do usuário”.

Com o novo sistema, a empresa poderia aumentar o número de informações armazenadas sobre o hábito de compra dos clientes e elevar sua receita com publicidade. A nova tecnologia pode levantar uma série de preocupações para as empresas de cartões e pagamentos, como a ocorrência de fraudes no sistema.

Segundo o jornal New York Post, a Amazon quer testar o sistema em um número limitado de locais a partir do próximo ano. Atualmente, a empresa já trabalha em um conceito de loja sem caixas, a Amazon Go, que usa câmeras e sensores para cobrar valores automaticamente do cartão de crédito do usuário.

 

Fonte : epocanegocios.globo.com

Deixe um comentário