A plataforma utilizou a ferramenta Dialogflow do Google Cloud, para construir o robô que realiza atendimento digital aos clientes.
Dez entre dez especialistas de mercado apontam a Inteligência Artificial – IA uma das principais tendências em 2020; associada ao aprendizado de máquina seguirão no topo desta lista. Um dos segmentos que mais devem lançar mão dessa tecnologia é o Varejo e, mais especificamente, o comércio eletrônico com seus sites individuais ou com a reunião de diversos vendedores e prestadores de serviços.
Movimentos nestes primeiros meses do ano já indicam que a previsão está correta, a exemplo da plataforma digital B2W que criou um assistente virtual com base em IA, utilizando o Dialogflow, ferramenta do Google Cloud.
A proposta da plataforma que reúne as marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato é proporcionar um atendimento mais assertivo, completo e personalizado. “Queremos que nossos robôs conversem com nossos clientes e identifiquem suas necessidades de forma natural”, conta Jean Lessa, diretor de tecnologia da B2W. Ele informa que será possível combinar a entrega do produto, conforme detalhes e variáveis fornecidos pelo cliente.
Para a evolução do Varejo é imperativo acelerar o processo de digitalização de processos, assim como de toda a cadeia de suprimentos. “A relevância das tecnologias Cloud nos negócios vem sendo reconhecida”, avalia Fabio Andreotti, head do Google Cloud que, com base no Gartner, diz que até 2023 85% das vendas no Varejo serão feitas de forma online.
O projeto
O desenvolvimento teve início no segundo semestre de 2019 e seu piloto feito no site das Americanas, oferecido via WhatsApp. O projeto, mais aperfeiçoado, será expandido às demais marcas e também para outros canais de atendimento. De acordo com Lessa, ao longo de 2020 o atendente virtual será enriquecido com conhecimentos vindos das demandas e necessidades dos próprios clientes.
De acordo com a B2W, o novo produto propicia uma conversa mais simples e intuitiva entre duas pessoas, e apresenta como diferencial uma linguagem natural para as consultas efetuadas. “Saímos do modo menu para melhor ouvir e entender o consumidor”, explica Lessa.
Outros projetos unem a B2W Digital ao Google Cloud, como na construção de um Data Domain – sistema de armazenamento de dados -, com o uso do BigQuery, para Data Analytics. Desde março de 2019, todas as bases de dados da B2W Digital são processadas na Google Cloud Platform – GCP.
Fonte : inforchannel.com.br