Se nos grandes centro urbanos da China, o comércio eletrônico demonstra um rápido e gigantesco crescimento, uma área específica do país está mostrando ainda mais potencial: a China rural, principalmente nos chamados Taobao.
São regiões onde vivem cerca de 40% da população total, que geraram cerca de 195 bilhões de dólares em vendas de comércio eletrônico em 2018.
Os dados foram publicados pela agência local chinesa Alizila, ligada ao grupo Alibaba. Os números representam um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior e superam o crescimento de 24% observado no mercado geral de comércio eletrônico da China.
E-commerce local chinês
No terceiro maior país do mundo em termos territoriais (e maior do mundo no quesito populacional, com quase 1 bilhão e meio de moradores), era de se esperar que a maior parte da população estivesse em regiões afastadas dos grandes centros urbanos (diferentemente do que ocorre no Brasil).
De acordo com a agência de notícias, “algo único está acontecendo nos setores de consumo e negócios do comércio eletrônico rural na China”. Eles explicam que um círculo virtuoso está ocorrendo.
Ou seja, o comércio eletrônico tem permitido que, cada vez mais, moradores de áreas rurais se tornem empreendedores vendendo produtos locais online. Isso significa que esse movimento tem aumentado o consumo dessas famílias.
Taobao
O comércio eletrônico tem permitido que os moradores rurais vendam produtos agrícolas, artesanato e manufaturados por meio de lojas online.
A agência afirma que após 10 anos, o modelo de comércio eletrônico das regiões conhecidas como Taobao alcançou escala para beneficiar cerca de metade da população rural total na China.
Ainda de acordo com a agência de notícias, as Taobao Villages alavancaram o comércio eletrônico para impulsionar um crescimento econômico mais inclusivo na China rural.
Um resultado direto desse fenômeno é a melhoria das condições econômicas e a criação de empregos nas áreas mais pobres da China.
Um novo estudo do Banco Mundial e da AliResearch mostrou que a renda familiar das vilas de Taobao é quase três vezes maior a da renda familiar rural média na China e é semelhante à renda familiar urbana.
A AliResearch estimou que as Taobao Villages criaram 6,8 milhões de empregos nos 12 meses encerrados em junho de 2019. Ao todo, existem 63 vilas de Taobao localizadas nas áreas mais pobres do país.
Internet
De acordo com o portal technode, a China tem cerca de 850 milhões de usuários de internet, mas nem todos tentaram fazer compras online, segundo o Centro de Informações da Internet na China.
O Alibaba registra 693 milhões de consumidores ativos anuais. “Se esse número for preciso, significa que cerca de 80% dos usuários de internet da China estão ativos em uma ou mais dessas plataformas”, afirma a agência.
Fonte : ecommercebrasil.com.br