Consumidor deve gastar em média R$ 700 no Natal, aponta pesquisa da Shopee

Já de olho no Natal, a Shopee, plataforma de comércio eletrônico, divulgou uma pesquisa sobre as tendências do consumidor para a data. Segundo o estudo, a intenção de gasto médio com presentes é de R$ 700 e 70% dos entrevistados devem comprar online. Para a pesquisa foram consultados 2 mil brasileiros de todas as regiões do país.

O levantamento ainda indicou que a busca por presentes já começou, visto que metade dos respondentes planejam compra com 3 semanas de antecedência ou mais. Somente 25% deixarão para as duas semanas antes da data.

Metade dos entrevistados ainda não definiu quem será presenteado e nem qual será o presente. Entre os que já sabem, 94% disseram que optarão por familiares, 31% irão escolher os amigos e 16% o parceiro. Já entre as categorias de presentes se destacam com maior preferência os brinquedos, as roupas femininas e os calçados.

O estudo também mostrou que 66% afirmaram considerar importante o preço acessível e a boa relação custo-benefício na busca de opções. Questionados sobre a melhor forma de busca o presente, 44% disseram usar buscadores na internet e 35% escolhem presentes em lojas recomendadas por terceiros.

O gasto médio nos mostra que uma cesta maior e variada está no radar do consumidor. De lembrancinhas a presentes especiais, as pessoas vão buscar o custo-benefício”, explica Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.

Black Friday

Focada em impulsionar as vendas dos vendedores brasileiros, a Shopee, neste ano, promoveu duas datas intensas de compra. No dia 11 de novembro, conhecido como dia dos solteiros, a companhia realizou a Black Friday antecipada e no dia 25 a própria Black Friday.

Durante essas campanhas, a empresa registrou um aumento de 300% nas vendas de lojas locais em comparação a um dia comum. Também de acordo com dados da Shopee, os consumidores economizaram R$ 65 milhões considerando ofertas espaciais, cupons do marketplace e de parceiros.

“É um dos propósitos da Shopee apoiar a digitalização dos negócios e democratizar o acesso ao e-commerce. Estamos felizes em ver os resultados positivos e que impactam a vida de empreendedores brasileiros”, comentou Piringer. O executivo ainda ressaltou que o foco da companhia seguirá em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem seus negócios.

Nesta 3º edição da Black Friday, a Shopee focou também em ajudar empreendedores a ganhar escala e expansão de vendas pelo país. Entre as cidades com maior número de pedidos estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Entre as categorias que mais venderam, estão Casa e Decoração, Beleza, Roupas Femininas, Sapatos e Moda Infantil. Por outro lado, os segmentos que registraram maior crescimento de compras comparado a um dia comum foram os eletrodomésticos, jogos e consoles, alimentos e bebidas, brinquedos e bolsas.

Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/30/11/2022/noticias-varejo/consumidor-deve-gastar-em-media-r-700-no-natal-aponta-pesquisa-da-shopee/

Download

Deixe um comentário